Ministro esteve na frente de trabalho para conhecer o
projeto S11D
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O
Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, visitou nesta segunda-feira
(21/11) o Projeto de Mineração Ferro Carajás S11D, da mineradora Vale. O
empreendimento é atualmente o maior projeto de mineração do Brasil, incluindo
mina, usina, logística ferroviária e portuária. Acompanharam o ministro na
visita o secretário de Geologia e Mineração do MME, Vicente Lôbo; o presidente
do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Eduardo Ledsham; e o diretor-geral do
Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Victor Bicca.
Durante
a visita, Coelho Filho e as autoridades do MME, DNPM e CPRM tiveram a oportunidade
de observar detalhes do projeto, que deve aumentar a produção do Complexo
minerador de Carajás, onde se produz o minério de ferro de melhor qualidade do
planeta. A capacidade de produção estimada é de 90 milhões de toneladas por
ano.
O
S11D compreende a instalação de uma mina e de uma usina de beneficiamento de
minério de ferro, com três linhas de produção – cada uma com capacidade de
processamento de 30 milhões de toneladas/ano. Com investimentos da ordem de US$
17 bilhões. A geração de empregos diretos estimada é da ordem de 2,6 mil na
fase de operação, e de 5,2 mil na fase de implantação. Chegou-se a 10 mil
empregos na fase do pico das obras (incluindo temporários).
Ainda
durante a visita, os responsáveis pela obra apresentaram também os avanços
tecnológicos que melhorarão a eficiência e reduzirão os impactos ambientais do
projeto. O transporte Mina-Usina de beneficiamento exclusivamente por correias
transportadoras, por exemplo, permite que essa etapa seja feita sem adição de
água (a seco), o que reduz substancialmente o impacto ambiental. A adoção
do sistema truckless, que substitui os tradicionais caminhões fora de estrada,
reduz em cerca de 70% o consumo de diesel. As duas medidas possibilitarão
uma redução anual de, no mínimo, 50% das emissões de gases do efeito estufa, o
que significa cerca de 130 mil toneladas de CO2 equivalente que deixarão de ser
emitidas.
Empreendimento em Canaã dos
Carajás (PA) vai aumentar
produção nacional de minério de ferro |
Tecnologia - uma das principais soluções tecnológicas que
transformam a mina de S11D em referência em termos ambientais é a adoção do
sistema truckless, um conjunto de estruturas composto por escavadeiras e
britadores móveis interligados por correias transportadoras, que, ao todo,
somam cerca de 30 quilômetros de extensão operando dentro da mina.
O novo
sistema substitui os tradicionais caminhões fora de estrada, comuns na
mineração. Localizada no alto da serra,
a 400 metros de altitude acima do local onde está sendo instalada a usina, a mina
do S11D contará com quatro sistemas de escavadeiras e britadores móveis
operando simultaneamente. Depois de britado, o material recolhido na frente de
lavra será transportado por correias até uma casa de transferência, onde o
minério de ferro, a canga e o estéril serão separados e direcionados para a
usina de beneficiamento ou para o empilhamento.
O minério será enviado à usina
por meio do Transportador de Correia e Longa Distância, composto por um
conjunto de três linhas de correia com comprimento de nove quilômetros. Outras
duas linhas, de aproximadamente cinco quilômetros cada, levarão o estéril e a
canga para a área das pilhas, também localizada fora da Floresta Nacional de
Carajás.
Logística - após o beneficiamento, o minério de ferro de S11D
será transportado por ferrovia até o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira
(TMPM), em São Luís. Para viabilizar o transporte, foi preciso construir toda
uma logística: o chamado S11D Logística consiste na construção de um ramal
ferroviário, com 101 quilômetros de extensão; na expansão da Estrada de Ferro
Carajás (EFC); e na ampliação do TMPM. As obras de implantação do ramal
ferroviário, que vai ligar a usina de beneficiamento do S11D à EFC, envolvem a
construção dos primeiros túneis a compor a logística de transporte norte da
Vale. Serão quatro túneis, dos quais o maior tem quase um quilômetro de
extensão.
Toda a obra busca interferir o mínimo possível na
Floresta Nacional de Carajás. Dos 101 quilômetros de percurso do ramal, apenas
três passam por dentro da Floresta Nacional de Carajás. A maior parte corta
áreas de pastagens, adquiridas pela Vale. Além dos túneis, estão sendo
construídas quatro pontes suspensas sobre rios da região, com o objetivo de deixar
a área abaixo da construção livre, para que seja naturalmente revegetada após a
conclusão das obras, permitindo ainda a manutenção da conectividade florestal e
a circulação de animais. Em outros trechos do ramal, foram abertas passagens de
fauna.
Em Carajás Comitiva do MME conheceu
o andamento do projeto |
O ramal do S11D vai se conectar a Estrada de Ferro
Carajás, em Parauapebas, no Sudeste do Pará. Considerada uma das ferrovias mais
eficientes do mundo, a EFC tem 892 quilômetros de extensão, mas opera em linha
singela – ou seja, uma única linha com tráfego nos dois sentidos. A ferrovia é
entrecortada por pátios de manobra ao longo de toda a sua extensão, que
funcionam como desvios, permitindo o vai-e-vem dos trens. Por meio de 48
interconexões entre esses pátios, no total de 570 quilômetros de novas linhas
férreas, será possível duplicar a ferrovia. Outras 55 interconexões, perfazendo
um total de 220 quilômetros, estão sendo remodelados.
Atualmente, circulam na Estrada de Ferro Carajás 56
composições simultaneamente, somando trens de minério, de carga geral e passageiro.
Entre as composições, está um dos maiores trens de carga do mundo em operação
regular, com 330 vagões e 3,3 quilômetros de extensão. Nele, é possível
transportar 33 mil toneladas de minério de ferro de uma só vez, o equivalente a
mil carretas. Com a duplicação da EFC, será possível aumentar a circulação para
69 composições simultâneas, o que permitirá atender ao aumento de produção de
minério de ferro que virá com o S11D e com os projetos de expansão do Complexo
Minerador de Carajás.
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- Com informações MME e Vale
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
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(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240