quinta-feira, setembro 22

Seminário debate a mineração e as relações com a comunidade

Abertura do seminário


Com a participação de representantes de entidades públicas e privadas e profissionais de imprensa, ocorreu, nos dias 20 e 21 de setembro, em Belo Horizonte, o seminário “Mineração &/X Comunidades”. Realizado pela Revista Brasil Mineral, o evento debateu, entre outros temas, questões fundamentais para o entendimento dos diversos agentes sociais envolvidos na questão minerária no Brasil.

Os temas abordados destacaram o papel da mineração e sua repercussão junto às comunidades. Durante o evento, os participantes debateram os caminhos e processos de produção mineral; as relações entre empresas e populações; a abordagem de questões envolvendo as ações das empresas mineradoras e as percepções e reivindicações das populações; a importância da atividade econômica para os municípios, tratando também da dependência da mineração como principal alternativa econômica; as vulnerabilidades e consequências causadas pelos impactos da atividade minerária; entre outras questões.

Mesa redonda - Mineração e comunidades:
 visão da imprensa 
Participando pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) o assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Marco Tulio Naves de Carvalho, ressaltou a importância do seminário para o entendimento das diversas visões sobre os potenciais conflitos entre a mineração e a comunidade. “O evento abre perspectivas de um diálogo mais estreito e o estabelecimento de propostas e ações que contemplem os diversos atores em relação às questões econômicas, sociais e ambientais”, disse Carvalho. Além do assessor da DGM, participou do seminário o pesquisador em Geociências da Superintendência Regional da CPRM de Belo Horizonte, Rafael Silva Araújo.


Participantes do Painel II – Desafios socioambientais
na atualidade – a visão de fora
Os temas discutidos durante o seminário foram: Mesa redonda - Mineração e comunidades: a visão da imprensa; Painel I - Desafios socioambientais na atualidade – a visão de fora; Painel II - Desafios socioambientais na atualidade – a visão de dentro; Painel III – Geração e valor para a empresa e seus financiadores e o que é importante para seus stakeholders; Painel IV – A mineração como indutora do desenvolvimento regional; Painel V – O desenvolvimento territorial integrado: governo, empresas e sociedade; Mesa Redonda – O desenvolvimento local a partir da atuação de fundações e institutos.


Assessoria de ComunicaçãoServiço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br

(61) 2108-8467/8468