sexta-feira, agosto 12

Diretor-presidente Eduardo Ledsham é apresentado aos empregados da CPRM no Rio de Janeiro


Público no Salão Nobre da CPRM no Rio de Janeiro

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), geólogo Eduardo Jorge Ledsham foi apresentado aos empregados do Escritório do Rio de Janeiro em cerimônia realizada na terça-feira (9/8), no Salão Nobre, transmitida para todas as unidades regionais.

O evento homenageou o geólogo Manoel Barretto da Rocha Netto, que esteve a frente da presidência da CPRM durante cinco anos, desde 2011. Barretto ingressou na empresa em 2003 como diretor de Geologia e Recursos Minerais.


Geólogo Manoel Barretto e diretor-presidente
A paleontóloga Norma Maria da Costa Cruz entregou, em nome dos empregados, uma placa de homenagem a Barretto. “Tive a honra de trabalhar sob a sua direção, inicialmente como diretor da DGM e posteriormente como diretor-presidente. Além da sua capacidade profissional, a sua figura humana, bondosa e amiga sempre nos cativou. Sentíamo-nos amparados pelo seu constante apoio, incentivados por seu entusiasmo, reconfortados por sua bondade e, acima de tudo, agradecidos por sua amizade”.

Após a homenagem, houve a apresentação do novo diretor-presidente Ledsham, seguida de uma conversa de perguntas e respostas na qual ele falou um pouco do que espera da sua gestão.
Manoel Barretto, Eduardo Jorge Ledsham e o diretor
da DAF 
Nelson Victor Le Cocq D’Oliveira

Ledsham afirmou a necessidade de estimular os investimentos em mineração no país, criando um ambiente de negócio propício para atrair recursos ao setor, Sua motivação para aceitar o convite de dirigir à CPRM foi justamente o desafio de recuperar a credibilidade da mineração no Brasil.

“Estamos passando por um momento crítico da mineração no mundo e no Brasil em especial. E, infelizmente, com o acidente de Mariana a percepção de risco da mineração subiu ainda mais. É preciso tomar ações de curto prazo para recuperar essa credibilidade”, explicou Ledsham.

O papel da CPRM nessa nova perspectiva é o de captar e atrair novos investidores, dando a confiabilidade da informação geológica e agregando o conhecimento dos pesquisadores da empresa.

Empregados fizeram perguntas ao novo diretor-presidente
Ledsham destacou o volume de levantamentos de dados feitos nos últimos cinco anos, “poucos países fizeram o que foi feito”. Para ele é necessário disponibilizar cada vez mais essas informações para o governo e para a sociedade.