sexta-feira, agosto 12

Equipe da Rimas recebe treinamento para uso de novos equipamentos

 
Aula prática com equipamentos no poço da rede Rimas
no Parque Lagoa do Nado
Com o objetivo de modernizar os procedimentos de acompanhamento da variação dos níveis de água dos poços monitorados pela Rede de Monitoramento de Águas Subterrâneas (Rimas), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) adquiriu novos equipamentos para registro automático de medidas de níveis d'água. Fornecidos pela empresa Hexis, os equipamentos têm tecnologia diferente e mais avançada da usada atualmente o que deverá se refletir na qualidade e continuidade das séries de dados.

Para o uso adequado dos novos equipamentos, a CPRM está promovendo o treinamento da equipe Rimas. Ministrado pela Hexis,   os técnicos da CPRM recebem informações e orientações práticas para a instalação, configuração, extração de dados e manutenção dos equipamentos. O primeiro ocorreu em Belo Horizonte e contou com a presença dos hidrogeólogos da Sureg-BH, do responsável pelo projeto Rimas em Goiânia e de dois representantes do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Os próximos treinamentos serão realizados em Manaus, Porto Alegre e Recife.

Aula sobre uso dos equipamentos na Sureg-BH
Segundo a coordenadora do projeto Rimas, Maria Antonieta Mourão, o treinamento envolveu a apresentação dos princípios básicos de funcionamento do equipamento e instrução de uso do software associado (realizado no espaço multimídia da Sureg-BH) e a orientação prática em campo de instalação do equipamento e extração dos dados armazenados. A parte prática ocorreu no poço da rede Rimas, em operação desde 2014, localizado no Parque Lagoa do Nado em Belo Horizonte.