terça-feira, julho 5

Liberação de dados aerogeofísicos e geoquímicos da CPRM impulsiona setor mineral brasileiro

Volume de dados baixados do site da CPRM (GEOBANK) entre
15 de abril e 30 de junho de 2016
O Serviço Geológico do Brasil – CPRM – tem como objetivo fundamental “Gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do Brasil”. Nesse contexto, a Diretoria de Geologia e Recursos Minerais tem se empenhado em gerar dados e produtos de qualidade que fomentem e contribuam para a dinamização do setor mineral brasileiro.

Tão importante quanto a geração de dados e produtos é o acesso às informações, de forma transparente e igualitária a todos os seus clientes, aí incluídos empresas mineradoras, a academia e o próprio governo, dentre outros. Com esse intuito, a partir de abril de 2016 a CPRM passou a disponibilizar parte de seu acervo de imagens geofísicas (formato .tif) e dados geoquímicos.

Após um amplo processo de validação interna que envolveu Diretores, Assessores, Chefes de Divisões e técnicos especialistas, os dados passaram a ser acessados livremente no site na CPRM (GEOBANK). É com satisfação que a empresa toma conhecimento do sucesso dessa iniciativa, marcada pelo aumento significativo no número de acessos por parte, por exemplo, de empresas de mineração, de pequeno a grande porte, estudantes, educadores e jornalistas (vide figura).



Essa iniciativa é respaldada por renomados profissionais do setor, como o Diretor Executivo da Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira – ADIMB, Professor Onildo João Marini, que afirma ser “alvissareira a decisão da CPRM quanto à pronta liberação dos levantamentos aerogeofísicos e geoquímicos por ela realizados nos últimos anos, haja vista a importância dos mesmos para a definição de áreas e alvos para pesquisa mineral. A descoberta no Brasil nas últimas décadas de depósitos minerais de fosfato, cobre/níquel, zinco, cromo e ouro, guiados inicialmente por levantamentos básicos, são a prova cabal desta afirmativa”. 

Ainda segundo o Diretor Executivo da ADIMB, “a decisão da CPRM atende à insistente demanda da comunidade de exploração mineral pela imediata liberação dos levantamentos básicos assim que os dados são obtidos, cabendo agora à iniciativa privada fazer a análise e a interpretação dos dados brutos liberados pela CPRM e investir em prospecção de detalhe nos principais alvos que venha a detectar”.

A disponibilização dos dados trata-se, assim, de um marco na história da CPRM, a qual se iguala a outros Serviços Geológicos de envergadura e contribui, efetivamente, para a atração de investimentos privados para o setor mineral brasileiro. Segundo o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira da Costa Junior, “por meio dessa iniciativa a CPRM tem possibilitado que novas jazidas minerais sejam descobertas e novas minas desenvolvidas, com a consequente geração de empregos e renda, razão maior da atividade da CPRM como empresa pública”.