terça-feira, junho 21

CPRM disponibiliza imagens georreferenciadas de mais cinco projetos aerogeofísicos



O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), dando continuidade ao programa de disponibilização de dados geocientíficos, divulgou imagens de mais cinco aerolevantamentos geofísicos. Essa ação é um dos pilares definidos pela diretoria para fomentar o setor mineral brasileiro, tratando-se de um programa contínuo e prioritário de disponibilização de dados e informações geocientíficas à sociedade.

 Os levantamentos aerogeofísicos, realizados entre 1971 e 1996, fazem parte do acervo de dados magnetométricos e gamaespectrométricos que cobrem principalmente, o denominado embasamento cristalino brasileiro, formado por rochas em sua maioria com idades mais velhas que 541 milhões de anos. Nesta etapa, foram disponibilizados os denominados Projetos Convênio Brasil-Alemanha, Serra da Mesa, Sul do Pará, Cabeceiras do Rio Guaporé, Baixo São Francisco e Carajás III. Estes projetos foram adquiridos com linhas de voo espaçadas entre 1.000 ou 2.000 metros entre si, a depender do projeto, e altura de voo de 150 metros. 

Os diversos produtos derivados dos processamentos de imagens aerogeofísicas de magnetometria e gamaespectrometria são disponibilizados em formatos GEOTIFF, com resolução de 300 dpi. Os dados brutos dos levantamentos aerogeofísicos estão disponíveis para venda pela CPRM a entidades privadas ou cedidos para instituições de ensino ou órgãos públicos, devendo os pedidos ser encaminhados para digeof@cprm.gov.br.

Segundo o chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE) da CPRM, Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, os levantamentos aerogeofísicos da CPRM tem importância fundamental para o país, principalmente para as áreas de pesquisa mineral, meio ambiente, planejamento urbano e risco ocupacional. 

Ainda segundo Luiz Gustavo, pretende-se que esses levantamentos, iniciados ainda na década de 1970 e então reprocessados pela geóloga da CPRM, Maria Laura Azevedo, e equipe, sejam todos liberados para a sociedade, tão logo estejam devidamente organizados e validados”.

Os dados geofísicos e geoquímicos, além dos mapas geológicos e outras informações relevantes, são disponibilizados no Sistema Geobank, acessado através do site da CPRM (acesse aqui o Manual do GEOBANK).