terça-feira, maio 3

Subcomitê de Pedras Preciosas debate plano de trabalho com o secretário de Minas e Energia do RS

José Andriotti apresentou os programas e projetos desenvolvidos pela 
instituição no Rio Grande do Sul

O secretário Estadual de Minas e Energia  do Rio Grande do Sul, Lucas Redecker, esteve em Soledade, na sexta-feira, 29/4, participando da primeira reunião do Subcomitê de Pedras Preciosas ligado ao Comitê de Planejamento de Mineração (Comergs). O subcomitê é um dos oito subcomitês temáticos do Comergs, criado pela Secretaria de Minas e Energia no começo do ano. O evento, que fez parte da programação da Exposol 2016, teve a participação de representantes de entidades e empresários do setor pedrista.


Durante o encontro o secretário reuniu-se com o segmento para saber quais são as necessidades e carências com a finalidade de criar um plano de trabalho, políticas públicas e ações para resolver estes apontamentos. “Nossa intenção é que o setor aponte o que precisa ser realizado, pois queremos dar um viés técnico e não político”, crescentou Redecker.

Magda abordou os resultados preliminares do
 "Projeto Modelo Prospectivo para Ametista e Ágata na
 Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul"
O Secretário aproveitou a ocasião para anunciar o Plano Estadual de Mineração, que será elaborado para fortalecer e desenvolver as diretrizes políticas do cenário mineral, estudar e informar o potencial do estado e incentivar as atividades, propiciando um desenvolvimento sustentável regional.


O Serviço Geológico do Brasil participou do encontro com o superintendente Regional de Porto Alegre, José Leonardo Silva Andriotti, e com os pesquisadores em Geociências, Magda Bergmann e João Castro. Andriotti e Bergamann apresentaram palestras no evento. A reunião também teve a participação de representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).