segunda-feira, maio 23

Equipe da CPRM participa de excursão à Serra da Muralha

Destaque de parte da muralha

No período de 2 a 4 de maio de 2016, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio da Residência de Porto Velho (Repo), participou de uma excursão à Serra da Muralha, importante sítio arqueológico descoberto nas proximidades da vila de Vista Alegre do Abunã, a oeste de Porto Velho-RO. O objetivo foi contribuir para a produção de uma reportagem da TV Rondônia, afiliada da TV Globo.

A excursão percorreu quatro quilômetros por acessos precários, com pernoite em acampamento montado na floresta, até atingir o sítio. Construído no alto de uma elevação granítica com cota estimada de 300 m, trata-se de uma muralha rochosa, com altura entre 1-1,5 m, circundando o topo da elevação, com objetivos claramente associados à proteção dos seus ocupantes.

Para o geólogo Amilcar Adamy, guia da excursão, a origem da muralha ainda é questionável, dado a ausência de maiores evidências sobre a sua datação. Adamy relatou que, desde a primeira vez em que esteve no local, em 1986, pouco se avançou em seu conhecimento, principalmente em função da dificuldade de acesso.

A muralha foi construída no alto
de uma elevação granítica
Segundo o assistente de Geologia e Recursos Minerais da Repo, geólogo Cassiano Castro, a expedição na Serra da Muralha irá contribuir para o avanço geológico do Estado de Rondônia. Durante a expedição, Castro coletou amostras de rochas para serem feitos estudos geocronológicos, geoquímicos e petrográficos.


A expedição contou também com a participação da 17º Brigada de Selva do Exército Brasileiro, procedente de Humaitá, Amazonas, responsável pela logística e segurança.