segunda-feira, maio 16

CPRM inaugura nova sede da Residência de Teresina

Diretores e o chefe da RETE na inauguração 
O Serviço Geológico do Brasil inaugurou na terça-feira (10/05) as instalações da nova sede da Residência de Teresina (RETE).  A obra foi realizada em cinco anos e contempla a biblioteca, Litoteca, salas para pesquisadores e técnicos, sala de reuniões, geoprocessamento e videoconferência. O prédio antigo apresentava limitações para as demandas dos projetos em execução e acomodação de funcionários.

O evento contou com as participações do diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto; do diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Roberto Ventura; do diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento (DRI), Antônio Bacelar; e do chefe da RETE, Francisco Robério Almeida. Além de autoridades do estado do Piauí, como o secretário de Mineração, Luis Coelho; o secretário de Segurança, Fábio Abreu; e o superintendente de Desenvolvimento Rural de Teresina, Paulo Lopes.


Barretto agradeceu aos funcionários
Dentre as principais vantagens em relação a nova sede, a melhor acomodação dos funcionários foi destaque nas falas das autoridades. O diretor de Relações Institucionais, Antônio Bacelar, disse que a finalização do complexo é um sonho realizado pela CPRM e que trará maior conforto aos profissionais, aumentando a produtividade.

Já o diretor de Geologia e recursos Humanos, Roberto Ventura, explicou que muitos funcionários da RETE ingressaram na empresa por meio de concurso público e são de outros estados, o que dificulta a adaptação ao novo ambiente de trabalho. "Espero que essas instalações sejam feitas não apenas de estrutura física, mas de gente motivada a transformar o Piauí em um centro de referência de informações geológicas, que criem soluções criativas e de baixo custo econômico ao nosso país, e que ajude também a melhorar a qualidade técnica de nossos serviços", ressaltou Ventura.

Manoel Barretto, diretor-presidente da CPRM, explicou que a construção da nova sede foi planejada em 2003 e que a conclusão da obra é um coroamento das ações que se iniciaram quando a própria RETE não possuía um setor de geologia, contando apenas com serviços hidrológicos. "Transformamos em Residência, implantamos o setor de geologia, com mapeamento geológico e geofísico, gestão territorial, mapas geológicos e de suscetibilidade dos municípios do Piauí, alertas de cheias, dentre outros, e hoje inauguramos uma boa estrutura de trabalho".

Discurso do chefe da RETE, Francisco Almeida
Barretto aproveitou a ocasião para agradecer aos funcionários. "Não posso deixar de reconhecer a capacidade e disponibilidade dos nossos colaboradores. É impressionante como eles estão disponíveis a ajudar nas melhorias da empresa.  Vão deixar na história da RETE sua marca, seu trabalho e reconhecimento", ressaltou. 


“Acredito no poder da união, do trabalho em equipe, da reunião de pessoas dispostas a planejar, executar trabalhos com afinco”, disse o chefe da RETE, Francisco Robério Almeida. Ele destacou ainda a importância de somar forças e realizar trabalhos conjuntos. 

“Percebemos que uma equipe unida é mais forte, com mais possibilidade de acertar, progredir dando um passo de cada vez, passos esses sempre pensados e planejados. Queremos parabenizar todos os funcionários da CPRM de Teresina. E parabéns aos senhores diretores da CPRM", finalizou Almeida.