terça-feira, abril 19

Manual GEOBANK da CPRM facilita acesso a dados geoquímicos e aerogeofísicos


Dados estão disponíveis na internet
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou um Manual para facilitar o acesso da comunidade ao visualizador Webmap do Sistema Geobank denominado Geobank GIS. O manual exemplifica as pesquisas nas bases de geoquímica e de aerogeofísica, incluindo as pesquisas gráficas, textuais e espaciais, além de permitir o download do resultado das pesquisas e das imagens processadas de aerogeofísica.

A novidade no visualizador Geobank GIS, que também está presente no manual, é a necessidade de cadastramento de usuários, através de login e senha, para baixar os dados de geoquímica e de geofísica. 

De acordo com Patricia Jacques, chefe da Divisão de Geoprocessamento da CPRM, grande parte dos serviços geológicos de outros países fazem o cadastramento dos dados dos usuários para conhecer melhor quem acessa os dados de suas instituições. “A CPRM deve saber quem faz uso de seus dados para que possa desenvolver soluções de acordo com as necessidades dos usuários. No futuro, estas informações poderão servir de instrumento de gestão de informações geológicas”, explicou.    

Na página WebGis escolha a opção Acesso livre 
Nesta primeira fase estão sendo disponibilizados os dados geoquímicos consistidos de amostras coletadas em rios (sedimentos de corrente e concentrados de bateia) e solos de diversas regiões do país. Estes dados podem ser obtidos nos formatos vetorial (SHP) e textual (CSV).

No acervo geofísico constam todos os aerolevantamentos de alta resolução, com linhas de voo espaçadas de 500m, realizados pela CPRM entre 1996 e 2015, denominados Série 1000. Até o final de julho de 2016 estarão disponíveis também aerolevantamentos da série 1000 mais antigos, de menor resolução espacial e de propriedade da CPRM. Os diversos produtos derivados dos processamentos de imagens aerogeofísicas de magnetometria e gamaespectrometria são disponibilizados em formatos GEOTIFF com resolução de 300 dpi.

O Sistema Geobank (acessado através do site da CPRM) também disponibiliza, para download, as últimas atualizações dos mapas geológicos em PDF e respectivos arquivos vetoriais (SHP) dos projetos de mapeamento da CPRM. Como fomento à pesquisa mineral, a CPRM considera que a geração de dados geológicos, geoquímicos e geofísicos de qualidade e sua respectiva disponibilização constitui uma das mais importantes contribuições à sociedade e, mais especificamente, ao setor mineral brasileiro. Espera-se que essa ação possa minimizar os custos das pesquisas e reduzir o risco dos investimentos, tornando o Brasil mais atrativo no cenário internacional. 

Link Sistemas Geocientíficos