segunda-feira, abril 11

Equipe de pesquisadores da Sureg-BH recebe orientações sobre análises de lâminas de rochas

Avaliação de parte do acervo de rochas do projeto

A geóloga Ana Dreher, coordenadora de Petrografia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), reuniu-se, no período de 4 a 8 de abril, com a equipe do Projeto Evolução Crustral e Metalogenia do Quadrilátero Ferrífero, na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH).

Ana Dreher esteve na Sureg para conhecer a equipe do projeto e discutir a geologia e os tipos de rochas que estão sendo coletados e analisados.  “O objetivo é apoiar o projeto no estudo de rochas e de lâminas delgadas”, disse. Entre as atividades desenvolvidas, Dreher fez uma apresentação sobre rochas vulcânicas e vulcanoclásticas, rochas estas, que vêm sendo encontradas com certa frequência na região do Quadrilátero. 

AdicionAna Dreher durante reunião com a equipe de geólogos da
Sureg-BH envolvidos em projetos no Quadrilátero Ferrífero

O encontro, que contou com o suporte do gerente de Geologia e Recursos Minerais da Sureg-BH, Márcio Silva, é parte do trabalho da Coordenação de Petrografia em efetuar análises e orientar sobre as técnicas de descrição de lâminas de rochas de diferentes projetos das unidades regionais da CPRM. “Essa minha visita à Sureg-BH foi para conhecer de perto as questões petrográficas e petrológicas inerentes ao projeto”, afirmou Dreher.

A Coordenação de Petrografia da CPRM é composta por cinco geólogas de diferentes unidades regionais com larga experiência em petrografia. O grupo é formado por Ana Dreher, Maria Abadia Camargo, Andréa Sander, Iaponira Paiva Gomes e Magda Guimarães.