quarta-feira, abril 27

Colaboradores da Sureg São Paulo assistem documentário Lixo Extraordinário

Documentário mostra trabalho de Vik Muniz no aterro sanitário
do Jardim Gramacho 
A Comissão de Sustentabilidade da Superintendência Regional de São Paulo (Sureg/SP) promoveu, na terça-feira (26/04), o Cine CPRM Sustentável com a exibição do documentário Lixo Extraordinário.

"O filme mostra uma realidade geralmente esquecida na cadeia do consumo e o que acontece com o lixo depois que o caminhão leva nossa sacolinha embora. É interessante perceber a contradição entre a realização do trabalho dos catadores de material reciclável (indispensável em termos de aproveitamento de recursos e diminuição da poluição) com o aumento da vida útil dos aterros onde esses profissionais trabalham em condições degradantes. Há também a problemática da falta de valorização”, comentou o geólogo Francisco Campos.

Campos destacou, ainda, que a vida dos catadores vai além do aterro. “Uma das personagens do filme não conta aos parentes sobre trabalhar no lixão. O documentário vem, por meio da arte, mostrar vidas e histórias de pessoas que tem no aterro o sustento familiar, sendo um trabalho digno e que deve ser respeitado e valorizado”.

O filme, lançado em 2010, retrata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores do aterro Jardim do Gramacho, localizado no Rio de Janeiro. Entre 2007 e 2009 o artista realizou obras de arte com materiais coletados no próprio aterro, contando com a ajuda de sete catadores do local.

              Colaboradores acompanham o filme  
Com direção de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, “Lixo Sustentável” obteve excelentes críticas e recebeu diversos prêmios, dentre eles o prêmio do público para o melhor documentário internacional no Festival de Sundance (2010), prêmios da Anistia Internacional e do Público no Festival de Berlim (2010), e foi também indicado ao prêmio de Melhor Documentário na premiação do Oscar (2011).

A iniciativa Cine Sustentável faz parte do programa CPRM Sustentável, da Diretoria de Administração e Finanças (DAF), que tem como objetivo promover sustentabilidade e conscientização ambiental dentro da empresa.