terça-feira, abril 26

Cine CPRM Sustentável debate produção de lixo e coleta seletiva

Cartaz do filme “Lixo Extraordinário”
Com intuito de trazer educação ambiental continuada aos colaboradores, a CPRM apresentou, na terça-feira (26/04) em Brasília e no Escritório do Rio de Janeiro, o documentário “Lixo Extraordinário”, dirigido pela inglesa Lucy Walker, em parceria com os brasileiros João Jardim e Karen Harley. Para participar da sessão, os funcionários doaram uma garrafa pet como forma de ingresso.

O filme relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros sanitários do mundo, localizado no Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. O artista passou dois anos frequentando o aterro para fotografar um grupo de catadores e retratá-los em sua arte. Porém, foi surpreendido pelas histórias, dignidade e sonhos de seus personagens.

     Joseneusa Rodrigues de Brasília doa garrafa pet 
                      como forma de ingresso 
O longa foi aclamado pela crítica e recebeu títulos em 2010, como Melhor Documentário na International Documentary Association (IDA), em Los Angeles; Prêmio Especial do Júri, em Paulínia; Melhor Documentário Internacional eleito pelo público e indicado ao Prêmio do Júri no Festival de Sundance, nos Estados Unidos; foi considerado o Melhor Filme da Mostra Panorama e vencedor do Prêmio Anistia Internacional no Festival de Berlim.

A geóloga Mylene Berbert participou da sessão e elogiou o filme. “Foi muito bom ter tirado um tempo para assistir a esse documentário, pois me trouxe importantes reflexões não só sobre a questão do lixo como também pude enxergar quem está por trás do cuidado com esse material. O filme é bastante sensível ao apresentar o cotidiano dos catadores, sua beleza e seus sonhos. Chorei várias vezes, inclusive”, explica.

Funcionários acompanham a sessão em Brasília
O Cine CPRM Sustentável faz parte do programa CPRM Sustentável,da Diretoria de Administração e Finanças (DAF) e tem como finalidade conscientizar os colaboradores da importância de adotar ações e atitudes sustentáveis. O Programa já apresentou filmes que debateram outras questões como educação nutricional e consumismo. Lixo Extraordinário será transmitido em outras unidades da CPRM no Brasil.