segunda-feira, março 14

Funcionários da Sureg de Manaus recebem treinamento de banco de dados

Treinamento de banco de dados na Superintendência de Manaus

O Departamento de Hidrologia (Dehid) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) promoveu entre os dias 29/2 e 04/3 um treinamento de banco de dados na Superintendência de Manaus. A iniciativa faz parte do projeto de unificação do sistema de banco de dados da Rede Hidrometeorológica Nacional operada pela CPRM.

O projeto, que envolve áreas da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial e Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento, é uma iniciativa do Dehid com a participação do Departamento de Informações Institucionais (Deinf). Foi desenvolvido pelo pesquisador em geociências, André Kirmse Chagas, da Superintendência de Porto Alegre, com a colaboração dos pesquisadores do Dehid do Rio de Janeiro, Ana Carolina Steenhagen e Arthur Moreira de Abreu, além do Analista do Deinf, Rafael Neves da Silveira.


O objetivo é instalar, configurar, operar, treinar pessoal e manter em funcionamento o banco de dados do sistema HIDRO na plataforma SQL, tendo assim todos os benefícios proporcionados pela ferramenta. O trabalho, feito em 2012 em Porto Alegre apenas para nível local, foi avaliado pelo Departamento de Hidrologia e está sendo ampliado para as demais unidades da empresa.

O treinamento, de proposta técnica, foi ministrado pelos pesquisadores André Chagas e Arthur Abreu. A Superintendência de Manaus contou com o apoio também do analista Rafael Neves e do pesquisador de Recife Daniel de Oliveira para dar início a operação do sistema e executar todas as operações previstas.


Manaus é a penúltima unidade regional a receber a implantação do banco de dados unificado. A previsão é que ainda no mês que vem Belo Horizonte receba o treinamento para, dessa forma, ser possível fechar o projeto e apresentar no Escritório do Rio de Janeiro da CPRM os resultados do trabalho desenvolvido.