quarta-feira, março 23

CPRM realiza seminário para Dia Mundial da Água

Diretor Stenio chama atenção para importância do dia mundial da água

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), com participação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), realizaram um seminário sobre hidrologia em homenagem ao Dia Mundial da Água (22/3).


“Sistema de alerta de eventos críticos: CPRM, um passo à frente do problema” foi o tema principal abordado pelos três palestrantes: professor PhD Dirceu Silveira da UnB, engenheiro Marcus Suassuna da CPRM e meteorologista e chefe do Cenadchefe de departamento no Cenad, Tiago Molina.

O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Stenio Petrovich Pereira, foi o responsável pela abertura do seminário. Na ocasião, enfatizou a importância da relação da CPRM com o meio acadêmico, principalmente em discussões de temas desta relevância. “A CPRM tem uma grande contribuição para a Academia pela experiência e pelo exercício que fez e faz ao longo desses  anos de atividade no desenvolvimento de pesquisas e prestação de serviços a sociedade”, explicou o diretor.

O professor Dirceu Silveira apresentou os modelos de previsão hidrológica e as possibilidades e limites existentes, além de refletir sobre os avanços que o Brasil já fez.


Engenheiro Marcus Suassuna fala sobre atuação da CPRM
O engenheiro Marcus Suassuna explicou como funcionam os sistemas de alerta usado operados pela CPRM, a necessidade deles e a importância de fazer essa coleta de dados, análise e comunicação. “A previsão ajuda a minimizar danos e melhorar a capacidade de resposta em meio a desastres naturais. É uma área fundamental para lidar com extremos de cheias ou secas que atingem o país”, enfatiza Marcus.  

Tiago Molina falou sobre o papel da Defesa Civil em receber os dados e criar medidas de prevenção e retorno para cada momento. Mostrou os investimentos do Governo Federal no assunto e os trabalhos que são desenvolvidos pelo órgão.