segunda-feira, março 28

Comissão de Sustentabilidade debate o Dia Mundial da Água em Goiânia

Equipe da Gehite que apresentou as
palestras durante o seminário

Como parte da programação do Dia Mundial da Água, a Comissão de Sustentabilidade da Superintendência Regional de Goiânia (Sureg-GO), em conjunto com a Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite), realizou, quinta-feira, 24 de março, o II Seminário Dia Mundial da Água.

O evento, que contou com a presença de empregados de todas as gerências da Sureg, debateu o tema: “Sistema de Alerta de Eventos Críticos: CPRM, um passo à frente do problema. A abertura coube ao superintendente da Sureg-GO, Luiz Fernando Magalhães, que elogiou a decisão incisiva da CPRM e a escolha do tema do seminário e das palestras.  Magalhães destacou que é preciso que a CPRM leve o seu conhecimento para toda a sociedade, de forma a contribuir para a conscientização da importância da preservação e bom uso da água. Reforçou, ainda, que estes eventos são tidos como trabalho. Daí a importância da participação de todos os empregados na valorização das iniciativas e no ganho de conhecimentos.

O seminário foi aberto pela gerente da Gehite, Cintia de Lima Vilas Boas, que falou da importância da gestão da água. Segundo ela, os últimos anos têm registrado períodos de crise hídrica em Goiás. Cintia defendeu que a questão da preservação da água passa por atitudes das pessoas em fazer alguma ação voltada para o uso correto, contribuindo, assim, para a preservação ambiental.

O II Seminário contou com as seguintes palestras:

“Sistemas de Alerta e Previsão Hidrológica”, apresentada por Cintia de Lima Vilas Boas; “Operação da Rede Hidrometereológica Nacional”, com Mauro Campos Trindade, pesquisador em Geociências; “MOU – Memorando de entendimento USGS/ANA/CPRM”, com a pesquisadora em Geociências, Cintia de Lima Vilas Boas; “Atlas Pluviométrico”, com o Albert Teixeira Cardoso, pesquisador em Geociências; “Regionalizações de Vazões”, com a pesquisadora em Geociências, Denise Christina Rezende Melo; “Avaliação da Produtividade dos Aquíferos de Goiânia e Aparecida de Goiânia/GO”, com Mauricio Gomes Rocha, pesquisador em Geociências. Por fim, foi exibido o vídeo: “Cidades e Soluções – Fórum Mundial da Água na Coreia do Sul”.