segunda-feira, fevereiro 29

Pesquisadores da Sureg-BH debatem sobre as aplicações do Método Magnetotelúrico

Marco Antonio Couto Junior apresenta os princípios
básicos e aplicações do MT
Os pesquisadores em Geociências da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), geofísicos Marco Antonio Couto Junior e Higo Oliveira Nunes, apresentaram, no dia 26/02, a palestra “Método Magnetotelúrico (MT) – conceitos básicos e aplicações”.
A apresentação partiu do interesse dos pesquisadores das diversas áreas de pesquisa da Sureg-BH em conhecer  e avaliar a potencialidade do MT, para a sua aplicação em projetos nas áreas geotectônicas, crustais, exploração de recursos minerais e águas subterrâneas, entre outras.
O interesse em conhecer o método MT coincide com a proposta de parceria entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Observatório Nacional (ON) para a execução de alguns levantamentos utilizando o método. Também existe a proposta de promover a capacitação e treinamento dos geofísicos da CPRM para a utilização do MT em futuros projetos.

Marco Couto e Higo Nunes discutem com os pesquisadores
as diversas aplicações do MT
O Método MT pode auxiliar na prospecção geofísica usando como fonte as variações do campo eletromagnético natural da Terra. O levantamento MT consiste na medição simultânea das componentes magnética e elétrica no campo, com o objetivo de mapear a distribuição de resistividade elétrica do substrato geológico.