quarta-feira, fevereiro 17

Pesquisador da CPRM participa de documentário sobre vulcanismo na Bacia do Paraná

Geólogo da CPRM Matheus Simões explica em documentário
a origem das rochas e mineralização

O pesquisador da Superintendência Regional de Manaus do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Matheus Simões, participou das gravações de um documentário sobre o vulcanismo na Bacia do Paraná. As filmagens foram para a emissora de televisão pública do Japão NHK.

Objetivo do documentário é mostrar as belezas das Cataratas do Iguaçu (PR), ocorrências de grandes geodos de ametista em Ametista do Sul (RS), e a geologia e formação geomorfológica do Cânions da região de Cambará do Sul (RS). Além do vulcanismo e sedimentação na praia de Torres (RS), onde as rochas vulcânicas da Província Paraná-Etendeka ocorrem mais próximas do continente africano.  

O geólogo Matheus Simões, pesquisador das rochas vulcânicas da Bacia do Paraná e do vulcanismo do nordeste e sudeste do Estado do Amazonas, auxiliou o trabalho sendo guia de conteúdo, ou seja, explicando cientificamente a origem das rochas e mineralizações das áreas filmadas.

A série de documentários, intitulada “Great Nature”, teve como tema as dunas de areia da Namíbia, a ilha havaiana de Kauai, a evolução de iguanas na Ilha de Galápagos, entre outros. É dirigida pelo diretor de televisão Keisuke Matsunaga.

A previsão é de que o documentário seja divulgado ainda em março deste ano.