quarta-feira, janeiro 6

CPRM inicia recuperação da Área Rio Pio em Santa Catarina

Irineu Capeletti explica detalhes da obra de recuperação da Área Rio Pio

No dia 16 de dezembro de 2015, no auditório da Prefeitura Municipal de Treviso, Santa Catarina, ocorreu um encontro para a apresentação do projeto executivo da recuperação ambiental da denominada Área Rio Pio aos proprietários dos imóveis daquela região.
Rio Pio é a terceira área a ser recuperada pela CPRM em nome da União Federal, a partir de 2013, dentro da ação específica de recuperação ambiental da Bacia Carbonífera de Santa Catarina.

Na abertura do evento, o coordenador do projeto, geólogo Irineu Capeletti,  explicou que o objetivo do encontro foi para informar aos representantes da prefeitura e proprietários dos imóveis o início das obras. Também apresentou os detalhes construtivos e a movimentação de maquinário e pessoal. Ao final, Capeletti respondeu aos diversos questionamentos da plateia.
Darlan Dias destacou o trabalho da CPRM na recuperação
 da Bacia Carbonífera de Santa Catarina
Em seguida o procurador federal, Darlan Dias, enalteceu o trabalho e o envolvimento da CPRM, na recuperação do passivo ambiental que está sob sua responsabilidade. Dias frisou que a obra da recuperação da Área Rio Pio, que está sendo iniciada, seguramente é o maior investimento do Governo Federal no Município de Treviso. Segundo ele, o trabalho tem importância direta na melhoria da qualidade das águas do Rio Mãe Luzia, já que a área é fonte de água ácida gerada pelos rejeitos piritosos espalhados a céu aberto às margens deste manancial.
Já o representante da empresa Colombo Retroterra abordou a grandeza da execução das obras e serviços de engenharia em números: aproximadamente 120 ha de área; emprego de mais de 20 equipamentos mecânicos; 55 postos de trabalho; 2,6 milhões de m³ de movimentação de material local e argila de cobertura; 6 mil toneladas de calcário; 100 mil quilos de fertilizantes; 9 mil metros de drenagens; e plantio de 33 mil mudas de árvores da Mata Atlântica.
João Rossi mostrou-se entusiasmado com o início
das obras de recuperação da Área
Rio Pio
Finalizando, o prefeito Municipal de Treviso, João Rossi, expressou a sua satisfação em nome do município, que também detém propriedade naquela área, em poder contar com a recuperação de uma área que apresenta, segundo suas palavras,  “uma paisagem lunar”. Rossi disse que a prefeitura pretende destinar a área de sua propriedade para a implantação de um distrito industrial objetivando desenvolver e diversificar as atividades econômicas do município, muito restritas ainda às atividades de extração de carvão mineral. Salientou, também, que ele faz parte da organização em prol da recuperação e revitalização do Rio Mãe Luzia, principal manancial hídrico do município e que a obra vai ser de vital importância para  alcançar os objetivos da revitalização.

Estiveram presentes: o coordenador do projeto pela CPRM, Irineu Capeletti; pela Advocacia Geral da União, Diogo Cavalli; pelo Ministério Público Federal, Darlan Airton Dias; pela Prefeitura de Treviso, o prefeito João Reus Rossi e secretários municipais; os técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, que elaboraram o projeto; os proprietários dos imóveis; e o representante da empresa Colombo Retroterra Ltda, empresa contratada para execução das obras de recuperação daquela área degradada pela extração de carvão mineral a céu aberto.