sexta-feira, dezembro 18

Exposição conta a vida de Orville Derby

            
Exposição gratuita estará aberta a visitações até o dia 7 de fevereiro


No dia 8 de dezembro, o Museu de Ciências da Terra inaugurou a exposição que homenageia o centenário da morte do geólogo norte-americano Orville A. Derby que faleceu dia 27 de novembro de 1915, deixando grande legado para a geologia brasileira.

A história de Derby se cruza com a do Museu Nacional em 1879, quando, aos 27 anos, começou a trabalhar de maneira voluntária na instituição, situação que perdurou até maio do mesmo ano, quando foi nomeado chefe da 3ª Sessão de Geologia do Museu.

Como forma de reconhecimento ao homem que trabalhou e cooperou pelo desenvolvimento da geologia no país, a Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) instituiu, em 1998, o Prêmio Orville Derby, destinado aos profissionais das geociências, que tenham se destacado pela sua contribuição ao conhecimento geológico do território brasileiro.

Exposição

Aos que quiserem conhecer de perto esta grande historia, a exposição ficará no Museu de Ciências da Terra, Avenida Pasteur, 404, Urca, Rio de Janeiro, até o dia 7 de fevereiro de 2016.  A entrada é franca.