terça-feira, dezembro 15

CPRM lança o produto Equação Intensidade-Duração-Frequência do município de Porto Alegre

Karine Pickbrenner, Eber Pinto e Adriana Weschenfelder
 durante o lançamento


No dia 11 de dezembro, a Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA) realizou o lançamento do produto: Equação Intensidade-Duração-Frequência (IDF) do município de Porto Alegre.


As Equações IDFs são importantes na definição das intensidades de precipitações associadas a uma frequência de ocorrência, e são utilizadas no dimensionamento de diversas estruturas de drenagem pluvial ou de aproveitamento dos recursos hídricos. Constituem-se em importantes informações destinadas a alertar os gestores públicos na prevenção de riscos de cheias e no planejamento de obras de engenharia evitando danos materiais à população e até mortes.

Desenvolvido sob a coordenação regional da engenheira Karine Pickbrenner, da Sureg-PA, e nacional do engenheiro Eber de Andrade Pinto, da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), o produto Equação IDF de Porto Alegre é de autoria da engenheira Adriana Weschenfelder, da Sureg-PA, sendo parte integrante do projeto Atlas Pluviométrico da CPRM.

Durante o lançamento, Eber Pinto fez uma breve apresentação do Atlas Pluviométrico do Brasil e, em seguida, Adriana Weschenfelder apresentou a Equação IDF de Porto Alegre. A coordenação do projeto informou que, em breve, as Equações IDFs serão disponibilizadas no site da empresa, juntamente com os outros produtos já elaboradas pelo Atlas Pluviométrico do Brasil.


Participaram do evento os empregados da Sureg-PA e representantes de instituições convidadas, entre elas o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); o Departamento de Esgotos Pluviais da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (DEP); as defesas civis do Município de Porto Alegre e do estado do Rio Grande do Sul; e a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). Também prestigiaram o lançamento diversos professores da UFRGS.