quarta-feira, novembro 11

CPRM realiza última etapa do projeto ARIM Carajás

Visita à Mina de Mn do Azul
O Projeto Evolução Crustal e Metalogenia da Província Mineral de Carajás – ARIM-Carajás, desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio da Superintendência Regional de Belém (Sureg-BE), está na última etapa de campo de 2015, com a realização, no período entre 26 de outubro e 13 de novembro, dos trabalhos de integração geológica-geofísica; controle estrutural de mineralizações de Cu-Au; e controles estratigráficos de mineralizações de Mn. Nessa etapa participaram seis equipes de campo, lideradas pelos geólogos Ulisses Pinheiro (coordenador do projeto), Desaix Balieiro, Jaime Barbosa, Junny Oliveira, Marcelo Januário de Sousa, Raphael Araújo e Rodolfo Reis.
O chefe da Degeo, Reginaldo Santos em etapa de campo
Durante esta fase, nos dias 3 a 10 de novembro, o chefe do Departamento de Geologia (Degeo), Reginaldo Alves dos Santos, acompanhou as equipes que atuam nos temas controles de mineralizações de Cu-Au e Mn. Foram realizados diversos perfis geológicos na porção nordeste da área do projeto, além da visita à Mina de Mn do Azul, operada pela Vale. Na ocasião, os técnicos foram acompanhados pelo geólogo da Vale, Cláudio Rosas.

Participaram também da etapa de campo os geólogos Lêda Maria Fraga (especialista do Degeo), Felipe Tavares (coordenador da Digeco) e Lúcia Travassos da Rosa Costa, gerente de Geologia e Recursos Minerais da Sureg-BE, que acompanharam equipes responsáveis pelos temas controle estrutural de mineralizações de Cu-Au e integração geológica-geofísica.

Estudos geológicos na porção nordeste da área do projeto
O projeto ARIM-Carajás está sendo executado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.