quinta-feira, novembro 26

CPRM participa de Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos em Brasília

Palestra O Futuro da Rede Hidrometeorológica Nacional: parceria
entre ANA, CPRM e Serviço Geológico dos Estados Unidos


Ocorre em Brasília, até o dia 27 de novembro, o XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), com o apoio da Agência Nacional de Água (ANA). O evento tem como tema a “Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável: Desafios do Conhecimento e da Gestão”.

Para Vicente Andreu, presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), o Fórum Mundial da Água que ocorrerá em Brasília, em 2018, será um momento importante. “Nós temos avanços e motivos para estarmos felizes em relação ao Sistema Nacional de Recursos Hídricos”, disse Andreu. Durante a programação estão previstas palestras, exposições, mesas redondas e um campeonato de jogos focado na compreensão do funcionamento das bacias hidrográficas. 

Solenidade de abertura do XXI SBRH
Estiveram presentes na Solenidade de abertura, no dia 22/11, o chefe do Departamento de Hidrologia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Frederico Claudio Peixinho, a coordenadora executiva do Departamento de Hidrologia da CPRM, Andrea Germano e mais 20 pesquisadores em geociências que apresentarão trabalhos técnicos durante o Simpósio.

No dia 23/11, a pesquisadora Andrea Germano palestrou na mesa redonda número 3 – A gestão de bacias transfronteiriças e águas compartilhadas. Ontem (25/11), o pesquisador Eber Andrade foi o debatedor da mesa redonda número 7 – Contribuições do ordenamento territorial para a segurança hídrica. Ainda ontem, no stand da ANA, foi realizada a divulgação da parceria entre ANA, CPRM e USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos). Outras atividades paralelas também acontecem no simpósio.


O evento reúne cerca de três mil pessoas, entre elas pesquisadores e visitantes. Segundo o professor reitor da Universidade de Brasília, Ivan Marques, o evento é muito relevante para os estudantes. “É de uma importância enorme trazer esse Simpósio para Brasília, por trazer a discussão da ciência para perto da política”, declarou.