terça-feira, novembro 24

CPRM adere a canal informatizado de ouvidoria para facilitar atendimento



A Ouvidoria do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) aderiu às novas ferramentas do Sistema Eletrônico de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv), desenvolvido pela Controladoria Geral da União. As novidades visam facilitar o atendimento ao público e tornar o tempo de espera menor. O intuito é aumentar a qualidade da interação com os cidadãos, pois a ferramenta funciona de forma integrada que permite que escolham para qual órgão direcionar uma manifestação.

Desde 16 de novembro a CPRM já possui o novo sistema integrado com as demais ouvidorias de órgãos públicos federais. Entre os benefícios, é possível destacar a mudança dos e-mails automáticos para que o tempo de espera fique mais claro, a possibilidade do servidor registrar uma manifestação em nome do cidadão e a opção de retificar alguma manifestação quando há necessidade. 

A Ouvidora da CPRM Cinara Santos explica que o novo sistema facilita o contado do cidadão com as Ouvidorias do Poder Executivo Federal e segue os moldes do Sistema Eletrônico de Acesso à Informação da Administração Federal (e-SIC), implementado pela Lei de Acesso à Informação (LAI). “ Há agora uma maior integração entre os órgãos. Por exemplo, este sistema possibilita que, se o cidadão mandar para o órgão errado a sua manifestação, podemos internamente e imediatamente encaminhar para a instituição competente”, avalia.

Além de ser simples e prático, o sistema traz muitas vantagens aos usuários. Por ele, é possível se cadastrar e consultar a atualização da manifestação, que deve ser respondida dentro de 20 dias prorrogáveis por mais 10. Além disso, também é possível fazer manifestação anônima.