quinta-feira, novembro 19

Comissão parlamentar vai estudar impactos do rompimento das barragens na bacia do rio Doce

A reunião contou com a presença de parlamentares e
representantes de instituições públicas

Em solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, foi instalada, nesta quarta-feira, 18 de novembro, a Comissão Interestadual Parlamentar do Rio Doce (Cipe), composta por deputados estaduais de Minas e do Espírito Santo.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou do evento com o superintendente Regional de Belo Horizonte, Marcelo de Araújo Vieira, que representou o diretor-presidente, Manoel Barretto. Na ocasião, Marcelo Vieira fez um breve relato das atribuições da CPRM no país, com destaque para a atuação em áreas de risco de desastres naturais ou provocados pela ação do homem, detalhando o trabalho desenvolvido na operação do Sistema de Alerta de Cheias da Bacia do Rio Doce. 

Marcelo de Araújo Vieira relata as ações da CPRM
A Cipe Rio Doce é composta por dez parlamentares da ALMG e 11 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES). O objetivo da Cipe é debater as consequências do rompimento das barragens da Samarco para a Bacia do Rio Doce e propor ações visando soluções para os problemas gerados pela massa de rejeitos que percorreu a calha do rio, causando estragos ambientais de grandes proporções nos dois estados.


Além da CPRM, estiveram presentes ao evento parlamentares, representantes dos municípios atingidos pelo rejeito das barragens; representantes dos ministérios públicos de Minas e do Espírito Santo, entre outras autoridades.