sexta-feira, outubro 9

Técnicos da CPRM elaboram estudo sobre a geodiversidade do Tocantins

A CPRM apresentou a metodologia e a conceituação do Projeto
Levantamento da Geodiversidade no âmbito do Estado de Tocantins 


Brasília (9/10) – representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Secretaria do Planejamento e Orçamento do Tocantins (Seplan) se reuniram  em Palmas para discutir propostas do Zoneamento Ecológico-Econômico do estado, desenvolvido pela Secretaria e do projeto de Levantamento da Geodiversidade   realizado pela  CPRM. O plano da Seplan  está em fase de finalização. Já o estudo do Serviço Geológico teve as atividades retomadas este ano.

Os levantamentos das geodiversidades estaduais tiveram início em 2009, quando foram apresentados os primeiros mapas, livros e SIG com uma síntese dos grandes geossistemas formadores do território nacional. Além de explicar as limitações e potencialidades, de acordo com obras de engenharia, agricultura, recursos hídricos, fontes poluidoras, recursos minerais e geoturismo. É uma base para a análise da constituição litológica da supra e infra-estrutura geológica.

Tocantins, Rio de Janeiro e Paraná serão os próximos estados a terem os mapas de geodiversidade elaborados pela CPRM. A previsão para a entrega do estudo em Tocantins está prevista para dezembro.  

A reunião, que aconteceu dia 02 de outubro, contou com a participação de membros da Seplan,  Naturatins, SEDETUR e UFT. Teve ainda a presença do superintendente regional de Goiânia, Luiz Fernando Magalhães e dos coordenadores do Levantamento da Geodiversidade, Maria Angélica Ramos, Maria Adelaide Maia, Edgar Shinzato e Marcelo Eduardo Dantas, além dos técnicos Mauricio Gomes, Márcio Costa Abreu e Davi Souza.

Foto: Seplan