terça-feira, setembro 1

Superintendência de Goiânia promove curso de condução off-road

Alunos acompanham aula teórica
 A Superintendência Regional de Goiânia (Sureg-GO), em parceria com a Mitsubishi Motors, realizou, nos dias 27 e 28 de agosto, o Curso Básico de Condução Off-Road. O evento foi coordenado pelo gerente de Administração e Finanças (Gerafi), Marcelo Rosa, e pelo técnico em Geociências Henrique Alcântara. Ministrado em duas turmas, o curso teve a participação de 35 técnicos e pesquisadores.


Ministrado por Carlos Eduardo de Moura, instrutor da Mitsubishi Motors, o curso constou de aula teórica, com duração de 3h30m, e prática (test drive), com trilhas que permitiram um aprendizado sobre o melhor  uso dos veículos, evitando-se desgastes prematuros.

Segundo os organizadores, o objetivo foi levar ao conhecimento dos usuários de veículos 4x4, as técnicas básicas normalmente empregadas quando se tem que enfrentar uma situação tipicamente fora da estrada. Para obter o sucesso nestas ocasiões, o condutor necessita conhecer o potencial que o veículo oferece. O conhecimento pleno dos recursos do veículo representa redução significativa dos gastos com manutenção corretiva da frota, além da redução do índice de acidentes em descolamento fora de estrada.

Opinião de quem fez o curso

Claudionor Francisco de Souza, técnico em Geociências, participante do curso, parabenizou a todos que colaboraram para a realização do mesmo. Já para a técnica em Geociências, Nayhara de Lima Oliveira, o curso deu a oportunidade de conhecer os veículos 4x4 e as técnicas básicas normalmente empregadas quando se tem que enfrentar uma situação tipicamente fora de estrada. E, para obter o sucesso nestas ocasiões, o condutor necessita conhecer o potencial que o veículo oferece. “Mesmo que rápido, por meio do curso ganhei experiência e segurança para dirigir quando necessário os veículos 4X4 da CPRM”, disse Nayhara.

Aula sobre mecânica de veículo
Para o pesquisador em Geociência, Jônatas de Sales Macêdo Carneiro, o curso foi proveitoso para nos habilitar ao uso adequado de nosso equipamento de trabalho. Foi-nos outorgado conhecimento para extrairmos o que o veículo tem a oferecer e para identificar as limitações da máquina. O melhor é que nada disso ficou em um recôndito campo teórico, outrossim foi demonstrado, aplicado e ensinado. Marcio Ferreira Morais, técnico em Geociências, explicou que aprendeu alguns detalhes sobre dirigibilidade dos veículos da frota da Sureg-GO, tais como Pick-up L.200, L.200 Triton e Pajero TR-4; o pesquisador em Geociência, Rodrigo Fernandes, disse que o curso da Mitsubishi aplicado na Sureg foi bastante proveitoso. Na parte teórica com noções básicas de mecânicas podemos verificar que uma inspeção antes de cada dia de trabalho pode nos poupar horas de irritação no campo. Já na parte prática, o instrutor do curso soube passar de maneira fácil todo o uso da tração dos veículos.