quinta-feira, setembro 3

Residência de Porto Velho se destaca no Programa +Líder

Participantes do Programa +Líder da Residência de Porto Velho
A Residência de Porto Velho tem nove participantes no Programa +Líder onde 5 deles estão nas primeiras colocações do ranking geral. O sucesso chama atenção e já mostra mudanças positivas no desenvolvimento das equipes e nas posturas individuais.

O Informe CPRM conversou com o chefe da Residência Edgar Iza, também participante do Programa e 4° colocado no ranking geral, para saber qual a importância do +Líder na rotina de trabalho e no desempenho da equipe. Para ele, é fundamental motivar e fazer o grupo perceber que o trabalho coletivo é sempre mais eficiente e prazeroso.

A atitude do líder é copiada pelos demais colaboradores, portanto, serenidade e equilíbrio nas decisões contribuirão para o bom desempenho do grupo e da empresa”, afirma Edgar.

Confira a entrevista.

O que é mais importante no exercício da liderança para você?
Acredito que a sensibilidade em lidar com pessoas. Devemos compreender bem todo o processo produtivo, mas também buscar em cada colaborador o máximo do seu potencial. 

Quais os maiores desafios de um líder?
O maior desafio é equilibrar os interesses da instituição com os interesses pessoais e profissionais de cada membro da equipe. Nesse sentido é importante despertar o espírito colaborativo e mostrar que a união dos colaboradores faz a equipe mais produtiva.

Quais comportamentos considera mais importante em uma equipe?
O espírito colaborativo, a pró-atividade e a capacidade de adaptação às situações adversas são características importantes. Tenho certeza de que tais comportamentos são decisivos no sucesso individual e coletivo. Uma equipe motivada e empenhada será sempre sinônimo de alto desempenho.

A Residência de Porto Velho se destacou no Programa por vocês estarem entre os primeiros colocados. Qual a importância que o Programa tem em REPO?
Temos, pelo menos, 5 participantes entre os 10 primeiros colocados. Entre os 5 primeiros, temos 3 gerentes. Esse quadro foi construído de forma natural e reflete a motivação do grupo em incrementar os conhecimentos de liderança e de gestão de pessoas. É uma competição sadia e quem ganha é a empresa e todos os colaboradores envolvidos no processo. O programa tem mostrado que temos sempre uma forma de melhorar nossa atitude e que há diversas soluções equilibradas e eficientes para os mais diversos problemas ou situações. Neste sentido o programa tem contribuído para mostrar novas possibilidades e caminhos para problemas cada vez mais complexos.

Já foram feitas mudanças no grupo por causa dos ensinamentos do Programa?
Sim! Temos percebido mudanças de atitude especialmente em situações que exigem decisões mais difíceis. Temos percebido que as reuniões são mais produtivas e eficientes. Entretanto ainda há um longo caminho pela frente, pois o aprendizado é contínuo e exige disciplina de todos os envolvidos.

Como passar as lições aprendidas para os demais funcionários?
 A troca de experiência entre os funcionários é diária e aos poucos cada ferramenta e conhecimento é repassado, contudo acredito que o programa deveria ser ampliado com o objetivo de envolver todos os colaboradores e assim incrementar os resultados. Em cada reunião ou interação entre os colaboradores vamos aos poucos mudando comportamentos, quebrando paradigmas e melhorando nossas rotinas. Em todo caso o programa + Líder é um sucesso e os frutos já estão sendo colhidos!

Qual postura um bom líder deve ter? 

Um líder deve ser equilibrado, proativo e compreender processos e pessoas. A atitude do líder é copiada pelos demais colaboradores, portanto, serenidade e equilíbrio nas decisões contribuirão sobremaneira para o bom desempenho do grupo e da empresa. Portanto um bom líder deve pensar em pessoas se pretende melhorar processos. O resultado final será alto desempenho institucional e do grupo.