segunda-feira, setembro 21

CPRM participa do Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico

O evento contou com a presença de 400 pessoas entre pesquisadores e estudantes 

O III Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico realizado entre os dias 08 e 11 de setembro, em Lençóis, Bahia, reuniu pesquisadores para discutir temas relacionados ao homem e a geodiversidade, patrimônio mineiro, trilhas e sítios geoturísticos históricos, além de políticas públicas para conservação de geoparques no Brasil. 


    Geóloga da CPRM Violeta Martins
    durante apresentação de trabalho 
Durante o evento, pesquisadores da CPRM participaram dos debates sobre os rumos da geodiversidade, apresentaram painéis, ao todo, foram 23 trabalhos apresentados. A CPRM apoiou a realização do simpósio na chapada Diamantina. A instituição fez parte da comissão organizadora e de avaliação dos trabalhos técnicos divulgados durante o evento, que teve 148 trabalhos inscritos.  

Homenagens - reconhecimento pelo trabalho de divulgação e pesquisa sobre o patrimônio geológico brasileiro, o prêmio Augusto Pedreira, este ano, foi concedido aos geólogos Carlos Schobbenhaus Filho e Antônio José Dourado, ao Centro Integrado de Estudos Geológicos  (CIEG), e a CPRM, pela atuação juntos às universidades e cursos ministrados aos pesquisadores da empresa, no CIEG. 


Antônio José Dourado foi um dos homenageados
 durante simpósio 
A presidência de honra do evento deste ano foi do geólogo Antônio José Dourado. Participaram ainda da comissão organizadora, os geólogos Ivanara Pereira dos Santos e José da Silva Amaral, da Gerência Hidrologia e Gestão Territorial, da Superintendência Regional de Salvador.