terça-feira, agosto 25

CPRM e ANA realizam o XIV Curso Internacional de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios

Marco Oliveira, Superintendente Regional de Manaus, abre
XIV Curso Internacional de Medição de Grandes Rios e Descarga Líquida


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Agência Nacional de Águas (Ana) promovem, entre os dias 20 e 29 de agosto, em Manaus, o XIV Curso Internacional de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios: Técnicas de Medição. A finalidade é capacitar profissionais da área de recursos hídricos do Brasil e países integrantes da América do Sul, sobre métodos de medição e cálculo de descarga líquida. 

A abertura contou com a participação do Secretário de Estado (AM) do Meio Ambiente, Ademir Stroski; do superintendente de gestão da Rede Hidrometeorológica da Ana, Valdemar Guimarães; do chefe do departamento de Hidrologia, Frederico Cláudio Peixinho; do assessor de Relações Internacionais e Institucionais da Universidade Federal do Amazonas, Naziano Filizola; e do superintendente Regional de Manaus, Marco Oliveira.

Valdemar Guimarães, da ANA, fez uma retrospectiva dos 14 anos de curso e ressaltou o empenho dos instrutores, a integração dos diferentes países participantes e da logística realizada pela equipe de hidrologia da Superintendência de Manaus. “Este curso possui um calor especial: instrutores, logística e lugar irão marcar vocês. Nunca terão visto um curso tão prático e bem feito”, disse. 
Valdemar Guimarães apresenta histórico das
edições anteriores


Já Frederico Peixinho parabenizou os participantes e ressaltou a importância do dado hidrológico. “Em nome da diretoria, congratulamos todos os alunos. E digo a vocês que o maior aprendizado do curso será a coleta do dado hidrológico. O dado hidrológico é patrimônio inalienável do país. A água é o elemento fundamental para a sobrevivência humana”, completou.

O Superintendente Regional de Manaus agradeceu a presença de todos e falou sobre a oportunidade de conhecer a Amazônia. “Sejam bem-vindos a Manaus. Neste curso vocês conhecerão a população ribeirinha e vão enxergar a magnitude da influência do trabalho prestado por vocês. Espero que, dessa forma, tragam um pouco de vocês e levem um pouco daqui”.

O curso realizado em Manaus e Manacapurú é dividido em três etapas: teórica, prática e apresentações. São oferecidas 37 vagas, este ano distribuídas entre 12 alunos da CPRM, seis da ANA e sete estrangeiros. As demais são disputadas entre 200 candidatos de outras instituições brasileiras que se inscreveram para o curso.