terça-feira, julho 7

CPRM participa do 3º Salão de Turismo da Rota das Emoções

Pedro Carlos da Fonseca - Coord do FORTUR CE, Nicole Barbosa
Secretaria do Desenvlvimento Econômico do Ceará (Ceará de

 Com a participação do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), foi realizado, em Jericoacoara-CE, o 3º Salão de Turismo da Rota das Emoções. O evento surgiu para promover o turismo regional e implantar novas estratégias e oportunidades para projetar o roteiro integrado no Brasil e no exterior, buscando gerar maior visibilidade para os estados do Maranhão, Piauí e Ceará.


Resultado de uma ação conjunta do Sebrae e dos três estados envolvidos, com o trade turístico de cada destino, o evento é realizado desde 2013, sendo o primeiro na cidade de Parnaíba-PI e o segundo, em 2014, na cidade de Barreirinha–MA. Em 2015, as unidades regionais do Sebrae novamente uniram esforços para realizar o evento em Jericoacoara-CE.

Pedro Carlos da Fonseca - Cood do FORTUR CE, Clodionor
CPRM, Francisco Lindomar Filomeno Oliveira Prefeito de Jijoca
A ação permitiu a participação ativa de empresários do setor, parceiros e das comunidades, proporcionando o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo nos municípios participantes da Rota e seus destinos complementares. Além de permitir aos municípios a vivência prática de negociação, troca de experiências e conhecimento técnico sobre a atividade turística.

O 3º Salão de Turismo contou com uma vasta programação no Centro de Artesanato em Jericoacoara com apresentações técnicas, artística, cultural, artesanal e gastronômica apresentadas em plenárias, mesas redondas, oficinas e pavilhão com estande para os 16 municípios que integram este roteiro turístico.

Clodionor Araújo ladeado por Rosana Lima (Geoparque) Secretaria
de Turismo de Camocim e Eveline Tabosa Coord do SEBRAE
A CPRM esteve representada pelo assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial, geólogo Clodionor Carvalho de Araújo, que apresentou uma palestra com o tema: Geodiversidade e Turismo. Em sua apresentação, Araújo ressaltou a importância dos trabalhos da CPRM para gerar e difundir conhecimentos dos três ícones do patrimônio natural que constitui e enriquece a região.

Também durante o evento, Clodionor Araújo entregou aos organizadores e às autoridades presentes (prefeitos e secretários estaduais) exemplares dos livros “Geodiversidade do Ceará” e “Geoparques do Brasil” elaborados pela CPRM. Todos manifestaram interesse em conhecer estes trabalhos, inclusive, com a sugestão de ser realizado, em um dos 16 municípios da Rota, um seminário.

A participação de Clodionor Araújo foi por meio de convite do Sebrae–CE e do Fórum de Turismo do Ceará (Fortur–CE), do qual é membro com participação efetiva sobre Geodiversidade e Geoparque do Brasil.

Saiba mais sobre a Rota das Emoções
 
Clodionor Araújo e Representantes da cidade de Chaval
Três feições litorâneas de geodiversidade permitindo ambientes naturais em emoção com muita aventura, praia e ecoturismo. Assim é a Rota das Emoções, envolvendo paraísos únicos que são o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE). Constituída por um roteiro turístico que liga três estados do nordeste brasileiro, Ceará, Piauí e Maranhão, apresenta ecossistemas distintos e integrados, formando mares de ondas perfeitas, próprias para a prática do surfwindsurfkitesurf, entre outros esportes náuticos, bem como, ambientes ímpares para a contemplação da natureza.


A Rota das Emoções oferece muitas aventuras e a região é bastante conservada e se tornou obrigatória para os amantes do ecoturismo, do turismo de aventura e dos esportes ao ar livre.
Leo Costa Prefeito de Barreirinhas
(Lençois Maranhenses) e Clodionor (CPRM)