sexta-feira, junho 26

Técnicos de Porto Alegre recebem treinamento para uso do sistema SGIH


Engenheiro Emanuel (Sureg-PA), Rodrigo, Arthur e Marcia

Um total de 25 empregados, entre pesquisadores e técnicos, da equipe da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite), ligada à área de hidrologia da Superintendência Regional Porto Alegre (Sureg-PA), participaram, de um treinamento voltado para a utilização do Sistema de Gerenciamento de Informações Hidrométricas (SGIH), no período de 22 a 25. 

Desenvolvido pelo técnico em Geociências, Rodrigo Albuquerque, e pelo pesquisador Carlos Eduardo Dantas, da Superintendência Regional de Recife, o programa oferece um conjunto de ferramentas voltado para dar suporte às atividades de campo e escritório da Rede Hidrometeorológica Nacional, operada pela CPRM em convênio com a Agência Nacional de Águas (ANA).

Ministrado por Rodrigo Albuquerque, o treinamento é baseado em uma apresentação do programa e aulas práticas de utilização do SGIH para a geração de relatórios das atividades da Rede Hidrometeorológica Nacional.

O pesquisador Arthur Moreira de Abreu (ERJ), que acompanha Rodrigo nas apresentações comentou que o SGIH permite um maior e melhor controle de gestão e de todos os serviços executados em campo.

Segundo a supervisora da Gehite-PA, Marcia Pedrollo, a partir desse curso tanto a equipe de campo quanto a equipe de escritório do projeto de Operação da Rede Hidrometeorológica Nacional, passarão a utilizar o SGIH.

A utilização do SGIH permitirá maior qualidade e agilidade nos relatórios de campo, eliminando totalmente todo tipo de material em papel. No escritório permitirá agilizar e diminuir fontes de erro no relatório de produção, enviado mensalmente à ANA, o que representará uma mudança relevante na operação da rede hidrometeorológica.

Sobre o SGIH

O SGIH gera relatórios de dados, em arquivos nos formatos digitais PDF ou TIF. Após armazenados em um ambiente de rede, podem ser acessados e consultados por vários usuários simultaneamente.