terça-feira, junho 30

Stress e saúde no trabalho é destaque em congresso de Porto Alegre

Palestra do psicólogo Michael Leiter

Entre os dias 23 e 25 de junho, aconteceu em Porto Alegre (RS) o 15º Congresso de Stress da International Stress Management Association  (Isma-BR), cujo tema foi “Trabalho, Stress e Saúde: o engajamento na prevenção do burnout – da teoria à ação”. Durante a programação foram apresentadas palestras, debates, workshops e painéis. Além de temas ligados a saúde, esta edição do congresso também apresentou as perspectivas do judiciário com relação a questões como dano moral, saúde e trabalho. 

Segundo os organizadores do congresso, a ideia foi não apenas discutir medidas pontuais, mas um conjunto de ações para tornar o dia a dia corporativo mais produtivo. O evento teve a participação do psicólogo canadense Michael Leiter, diretor do Center for Organizational Research and Developmen.

Durante a palestra, o professor e psicólogo falou sobre a capacidade dos líderes de desenvolver locais de trabalho mais respeitosos e saudáveis. Segundo Leiter, estudos apontam que o alto nível de engajamento, motivação, autonomia e realização ao desempenhar uma tarefa profissional são antídotos contra o esgotamento físico e mental no ambiente de trabalho.

O congresso contou com ainda com participação de especialistas de várias áreas, que mostraram diferentes abordagens a respeito de qualidade de vida. Temas como felicidade, meditação, coaching, além de um debate sobre stress e saúde ganharam espaço na mesa-redonda. A realidade profissional do serviço público, da segurança pública e no âmbito do direito do trabalho também foram temas de destaque no 15º Congresso.

O diretor de Administração e Finanças da CPRM, Eduardo Santa Helena, esteve presente no evento e reforçou a importância de se manter um relacionamento saudável no dia a dia de trabalho.