terça-feira, junho 30

CPRM promove capacitação sobre a Lei de Acesso à Informação

Marcos Lindenmayer, palestrante e analista do CGU, tira dúvidas sobre a LAI 

Com o intuito de esclarecer dúvidas e melhorar a implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI), a CPRM promoveu para os funcionários de todo o Brasil um curso sobre a LAI. A palestra de ontem (29), no Escritório do Rio de Janeiro, foi transmitida ao vivo para as demais unidades por meio de transmissão via web.  

A lei (12.527/2011) entrou em vigor em 2012 com o intuito de tornar clara e transparente a administração pública. Por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), a sociedade passa a ter acesso às informações dos órgãos e  empresas públicas. O marco desta lei é justamente quebrar o paradigma do sigilo das organizações públicas. A partir desta lei, o sigilo é a exceção. 

Abertura da palestra sobre a
Lei de Acesso à Informação
A palestra foi ministrada pelo analista da Controladoria Geral da União, Marcos Lindenmayer, que explicou quem pode fazer pedido de informação, o que deve conter nos pedidos e nas respostas e quais os procedimentos principais para atender ao cidadão da melhor maneira.

Marcos destacou que a LAI criou instrumentos para possibilitar a informação de maneira efetiva. “A lei unificou procedimentos de acesso e criou canais únicos”. Ele esclareceu também as diretrizes de exceções, os mecanismos estabelecidos e a as alterações de política de informação do país.

Funcionários do Escritório do Rio de Janeiro da
CPRM assistem palestra
De acordo com Marcos, nos últimos três anos, houve 40,5 milhões de acessos no Portal de Transparência do Governo Federal. No sistema eletrônico e-Sic, foram cerca de 30 mil.

A Ouvidora e Autoridade Responsável pela lei na CPRM, Cinara Santos, informa que desde a implantação da LAI a empresa recebeu cerca de 300 solicitações via SIC, mas apesar do baixo número ainda enfrenta-se a cultura do sigilo. “Por isso a decisão da Diretoria Executiva em organizar esta capacitação aos gestores e servidores. Para que entendamos nossos direitos enquanto cidadão e nossos deveres enquanto servidor público”.

O analista em Geociência , André Cavalcante,
da Sede da CPRM, acompanha 
a transmissão ao vivo
Para o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, presente na abertura representando a Diretoria, a Lei de Acesso à Informação é um passo fundamental, já que faz parte da essência da CPRM a coleta e divulgação das informações, principalmente as de relevância econômica para o país. “A transparência aproxima a empresa cada vez mais da sociedade”.

O auditor geral da CPRM, Juliano Oliveira, destacou que essa lei é um instrumento fundamental para o crescimento do país. “A LAI oferece mais transparência e segurança ao cidadão, o que é excelente”, afirmou.