segunda-feira, junho 29

Ação Levantamentos Hidrogeológicos da CPRM passa a ser um objetivo estratégico do Governo Federal

2ª Oficina PPA 2016-2019, Programa Recursos Hídricos, com a Participação 
dos Representantes da CPRM, Fernando Feitosa um e Frederico Peixinho

A partir da fusão de dois programas existentes no Plano Plurianual (PPA 2012-2015), “Oferta de Água” e “Gestão da Água”, a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), criou um novo programa denominado “Recursos Hídricos”.

Esse programa objetiva agregar todas as ações inerentes e associadas à  água, evidenciando a importância e dando maior transparência a esta linha de atuação. A iniciativa teve como base as diretrizes estratégicas da Casa Civil da Presidência da República para a construção do (PPA 2016-2019).

A repercussão dos trabalhos desenvolvidos pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e sua importância para a sociedade brasileira foram reconhecidas pela SPI que convidou a CPRM para participar do novo programa, por meio da inclusão de um objetivo que englobasse todas as suas ações associadas aos Levantamentos Hidrogeológicos.

Assim, a iniciativa Levantamentos Hidrogeológicos, vinculada à meta de mapeamentos geológicos do Programa Gestão Estratégica da Geologia e Mineração, de responsabilidade do Ministério de Minas e Energia (MME) no PPA 2012-2015, migrou, no PPA 2016-2019, para o Programa Recursos Hídricos passando a ser um objetivo, ainda sob a responsabilidade do MME.

Sob a liderança do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio, os assessores, Fernando Feitosa e Clodionor Araújo; o chefe do Departamento de Hidrologia, Frederico Peixinho; o chefe da Divisão de Hidrogeologia e Exploração, José Carlos da Silva; e a pesquisadora em Geociências, Myrla Viera participaram das reuniões e oficinas de construção do novo programa, consolidando a participação da CPRM no novo Programa.

Na 1ª oficina, o diretor Thales Sampaio apresentou a proposta de objetivo da CPRM/MME que, em sua versão final aprovada pela SPI, ficou com o seguinte texto: “Ampliar e difundir o conhecimento sobre águas subterrâneas e suas relações com as superficiais, por meio de levantamentos, estudos e pesquisa”.

Em sua explanação, Sampaio salientou que, enfim, a água saiu da agenda estritamente técnica e entrou na agenda política do país. O diretor classificou como muito importante a estratégia do governo em criar um programa especifico para tratar todos os problemas sobre a disponibilidade de água no território brasileiro.