segunda-feira, maio 4

Profissionais da Sureg-RE concluem mestrado na UFRN

Alan Costa responde às perguntas da banca examinadora.
A equipe do Núcleo de Apoio de Natal da CPRM, vinculada à Superintendência Regional de Recife (Sureg-RE), conta com mais dois profissionais com o título de mestre. Os geólogos Rogério Cavalcante e Alan Pereira da Costa concluíram seus mestrados na Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGG/UFRN), na cidade de Natal. As defesas dos mestrados ocorreram nos dias 30/01 e 23/04, e contaram com a presença do coordenador executivo da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Vladimir Medeiros, que na ocasião participou das duas bancas como membro externo.

Rogério Cavalcante apresentou a dissertação “Petrologia e Geologia Estrutural do Plúton Granítico Barcelona, Província Borborema, NE do Brasil”. O Plúton Granítico Barcelona (PGB) localiza-se na porção oeste do subdomínio São José do Campestre. O objetivo principal da dissertação foi compreender a evolução geológica das rochas desse plúton e o ambiente de geração do magma até o sítio em que o próprio foi alojado. Este trabalho permitiu classificar o plúton como formado dominantemente por biotita monzogranitos porfiríticos, com afinidade cálcio alcalino de alto K, contexto geodinâmico sin a pós-colisional e modelo de alojamento associado à ascensão por condutos de falhas ou zonas de cisalhamentos.

Rogério Cavalcante faz defesa de sua dissertação
de mestrado no PPGG/UFRN.
Alan Pereira da Costa defendeu a dissertaçãoPetrologia e Geocronologia U-Pb do Plúton Granítico Serra da Rajada, Porção Central do Domínio Rio Piranhas-Seridó, Província Borborema, NE do Brasil”. O trabalho teve como objetivo a caracterização geológica, petrográfica, litogeoquímica e geocronológica do Plúton Granítico Serra da Rajada (Cerro Corá/RN). A partir desta pesquisa foi possível classificar as rochas dominantes do plúton como sendo biotita monzograniticos porfiríticos, com afinidade Cálcio-alcalina de alto K equigranular e contexto geodinâmico tardi a pós-tectônico.

Ambas as dissertações possuem grande importância, haja vista a possibilidade da relação entre estes corpos intrusivos e as mineralizações (por exemplo: tungstênio), seja por conter metais, ou por servir como transporte e/ou remobilizador de metais pelas fases fluidas.


Os dados obtidos nas duas dissertações serão integrados ao Projeto Metalogenia da Província Borborema, atualmente desenvolvido pelo Departamento de Recursos Minerais da CPRM.