sexta-feira, maio 8

Pesquisador em geociências realiza estudos para a urbanização em terrenos cársticos em Lapão

Fissura registrada por pesquisadores

O pesquisador em geociências da CPRM, Ivan Bispo de Oliveira Filho, defendeu, no dia 08 de abril, sua dissertação de mestrado intitulada: “Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização em Ambiente Cárstico – Lapão, BA”. A pesquisa foi realizada sob a orientação do professor doutor Frederico Sobreira, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e teve como coorientadores institucionais os pesquisadores Carlos Osório e Jorge Pimentel, do Departamento de Gestão Territorial da CPRM (DEGET).

Apresentação da dissertação de mestrado do
pesquisador Ivan Bispo
O geólogo revela que a ideia de elaborar uma carta geotécnica de aptidão à urbanização surgiu após observar a complexidade de se ocupar os terrenos cársticos e as poucas informações que a Prefeitura de Lapão possuía sobre as características geotécnicas do substrato rochoso. A setorização de riscos, coordenada pelo geofísico Roberto Gusmão, da Superintendência Regional de Recife (Sureg-RE), e o levantamento das características do meio físico, realizada pela Superintendência Regional de Salvador (Sureg-SA), foram essenciais para o desenvolvimento da pesquisa, disse Ivan.

Terrenos cársticos, como os de Lapão – BA, são naturalmente suscetíveis à ocorrência de afundamentos, por isso sua ocupação urbana deve ser precedida de estudos geotécnicos específicos que busquem identificar áreas com alta suscetibilidade a afundamentos. Entretanto, Ivan ressalta que os maiores obstáculos no levantamento dessas áreas está na localização dos vazios subterrâneos presentes no interior do substrato rochoso.

Morador da cidade de Lapão
Para o pesquisador, o tema abordado em sua dissertação é uma importante ferramenta de gestão territorial. “As informações geradas têm por propósito o fornecimento de subsídios para que o Plano Diretor Municipal de Lapão - BA e os novos projetos de parcelamento do solo incorporem diretrizes voltadas para a prevenção dos desastres naturais e outros problemas geotécnicos decorrentes da ocupação de terrenos inadequados”, diz.