quarta-feira, maio 6

Estação do Sistema Guandu completa 50 anos

Cerimônia de comemoração dos 50 anos

A Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro (Seaerj) reuniu diversos profissionais da área durante uma exposição de fotos históricas, cedidas pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Montada na sede da Seaerj a exposição é em comemoração aos 50 anos do Sistema Guandu, a maior Estação de Tratamento de Água (ETA). A comemoração inclui palestras e visita técnica à ETA Guandu e a elevatória Lameirão.

A edificação da ETA Guandu, operada pela Cedae é considerada uma das principais obras de engenharia do século 20. A estação foi construída em 1955 e produz 45 mil litros de água por segundo (3,7 bilhões de litros por dia), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente abastece cerca de 10 milhões de pessoas na capital do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.

Funcionários na exposição

As obras de ampliação do sistema Guandu estão em andamento, serão 300 quilômetros de rede de distribuição, com capacidade para produzir 12 mil litros de água por segundo e armazenar 161 milhões de litros de água. Um investimento de R$ 3,4 bilhões do Banco Mundial.