segunda-feira, maio 4

Desenvolvimento mineral do Pará é tema de seminário

Lucia Travassos da Rosa Costa, em sua apresentação
O Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB) realizou, nos dias 27 e 28 de abril, o seminário: “O passado, o presente e o futuro do ramo mineral na região norte do Brasil”. Representantes da Superintendência Regional de Belém (Sureg-BE), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), participaram do evento, que tem como objetivo a elaboração de um plano de ação e uma agenda mínima de desenvolvimento integrado para o ramo mineral no estado. O evento contou também com representantes de instituições públicas e entidades privadas.

A CPRM foi convidada para compor uma das mesas de debates, sendo representada pelo superintendente da Sureg-BE, Manfredo Ximenes Ponte. Além de Manfredo, o supervisor da Gerência de Geologia e Recursos Minerais (Geremi), Cesar Lisboa, respondeu à perguntas dos participantes sobre as questões minerais no Pará.

César Lisboa Chaves, supervisor e
Manfredo Ximenes Ponte, superintendente
regional de Belém
Após a mesa de debates, os participantes assistiram à palestra “Ações do Governo Federal para incentivar a Pesquisa Mineral no estado do Pará – atuação do Serviço Geológico do Brasil”, que foi muito bem recebida pelos participantes, resultado dos muitos trabalhos desenvolvidos pela CPRM na região Amazônica. A palestra foi ministrada pela pesquisadora em Geociências da Geremi, Lúcia Travassos da Rosa Costa.

Ao final do evento foi elaborada uma agenda mínima de intenções para o desenvolvimento da mineração no Pará, tendo como balizador para as ações o Plano Nacional de Mineração 2030. Além disso, os órgãos governamentais com atuação no setor e representantes políticos presentes ao evento assumiram o compromisso de propor e incentivar políticas públicas que fomentem o desenvolvimento e modernizem o setor no estado.