sexta-feira, maio 15

CPRM participa de audiência pública sobre áreas de risco em Salvador

Maria Angélica durante apresentação do trabalho da CPRM

A Superintendência Regional de Salvador participou de audiência pública promovida pela Promotoria de Habitação e Urbanismo de Salvador. A iniciativa teve como objetivo articular medidas estratégicas para enfrentamento das mais de quatro centenas de áreas de risco. Uma dessas medidas é atualizar o Plano Diretor de Encostas e Plano de Implementação de Medidas Eliminadoras dos Riscos Intoleráveis.  Essas ações são importantes porque a cidade tem sofrido com sucessivos deslizamentos, inundações, e alagamentos.

A audiência aconteceu nesta terça-feira (12/5), e contou com a participação de representantes do Ministério Público Estadual, especialistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Secretaria de Defesa Civil, Casa Civil, Defesa Civil do Estado, Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador (CONDER), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (CEMADEN), Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), GEO-RIO, Defesas Civis de Florianópolis e Petrópolis e Caixa Econômica Federal.

Representantes de diversas instituições 
participaram da audiência pública
Durante a audiência, a coordenadora executiva do Departamento de Gestão Territorial da CPRM, Maria Angélica Barreto Ramos, apresentou o trabalho do Serviço Geológico do Brasil no Programa Gestão de Riscos, com foco na Bahia e na Capital Salvador; além de propor recomendações para implantação do Cadastro de Deslizamento e Inundações (SCDI); setorização de risco alto e muito alto e continuidade e aperfeiçoamento na capacitação das equipes municipais para identificação das áreas de risco, dentro da abordagem da geração de conhecimento.


Também estiveram presentes na audiência, o superintendente Teobaldo Rodrigues de Oliveira, o Gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Gustavo Carneiro e os pesquisadores em Geociências Victor Augusto Hilquiades Alves e Rubens Dias.