quarta-feira, maio 13

Alunos da Unicamp fazem visita técnica ao CIEM-Apiaí

Os professores introduzem a geologia regional aos alunos
Alunos da disciplina de Prospecção do curso de graduação em Geologia, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) fizeram trabalho de campo na região de Apiaí, entre os dias 4 e 8 de maio. A atividade contou com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) através do CIEM (Centro Integrado de Estudos Multidisciplinares) ligado à Sureg/SP, representada pelo biólogo Alexandre Pereira de Oliveira e pelo pesquisador em geociências Gabriel Facuri. Os responsáveis pela viagem foram os professores Jefferson Picanço e Maria José Mesquita.

A região de Apiaí e Iporanga, especialmente do CIEM, têm a atenção dos profissionais em Geologia pelo pioneirismo nos polos mineradores de chumbo no estado de São Paulo. Hoje, o local apresenta passivos ambientais no solo e águas.


Visita à caverna Santana, PETAR
Durante as atividades, amostras coletadas de sedimentos de corrente e de concentrado de bateia no rio Betari serão usadas para análises geoquímicas multielementares e mineralógicas. Os alunos também fizeram um perfil geológico-estrutural na estrada Iporanga-Apiaí e amostragem de solo do CIEM para a verificação da quantidade de chumbo ainda presente no solo.


Por último, os alunos visitaram o Parque Natural Municipal Morro do Ouro, onde houve lavra e fundição de ouro desde o século 17 e a caverna Santana no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR).

Coleta de amostras de concentrado de bateia