terça-feira, fevereiro 24

Ana Claudia Accioly assume Gerência de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência do Recife

Nova equipe  da Gerência de Geologia e Recursos Minerais de Recife:
Geyson, Ana Claudia e Maria de Fatima
A nova gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Recife é graduada em geologia e mestre em geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  Ana Claudia também é doutora em geociências pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de doutoramento na Itália. 

A geóloga ingressou na CPRM em 2002, e atua nos seguintes temas: geologia, geoquímica, geologia regional, metamorfismo, cartografia geológica, associações gabro-anortosíticas e geologia ambiental.  É autora e co-autora de publicações em revistas científicas, boletins científicos, além de trabalhos apresentados em congressos  e simpósios nacionais e internacionais. Faz parte da Equipe do Comitê de Pró-Equidade de Gênero e Raça da CPRM. Possui curso de extensão em Gestão de Pessoas e é membro do Project Management Professionalism-PMI.

Ana Claudia substitui o geólogo Adeilson Alves Wanderley à frente da Gerência, que é responsável pelos principais projetos de geologia e recursos minerais desenvolvidos pela CPRM no Nordeste.  Em entrevista ao Informe CPRM ela fala sobre os desafios, metas e planos à frente da Gerência.  Ana Claudia destaca a importância dos projetos executados na Província Borborema. Para este ano, segundo ela, estão previstos o mapeamento de “folhas inéditas para as quais há perspectivas de identificação de novas áreas de ocorrências metalogenéticas, esse trabalho será desenvolvido com o auxílio de tratamento de dados geoquímicos e geofísicos”, informa a nova gerente.

Ana Claudia destaca também a peculiaridade dos trabalhos no Nordeste, e da necessidade de integrar cada vez mais a equipe que coordena.  “Nossos trabalhos serão ajustados de forma a melhor encarar os desafios que estão por vir”, diz ao comentar a importância dos supervisores nessa tarefa. Uma de suas ações nesse primeiro momento será promover treinamento pontual para ampliação dos conhecimentos da Província Borborema, onde será desenvolvida a maior parte dos trabalhos da Gerência. 

Confira a entrevista

Informe CPRM -  Quais são as  principais  metas da sua gestão à frente da Geremi?

Ana Claudia de Aguiar Accioly - Atender as demandas da gerência de maneira eficaz, constituir e motivar equipes resilientes de colaboradores comprometidos com os projetos e sua importância pública.   Manter um time aceso e motivado não é uma tarefa fácil, mas vale a pena porque assim este time é capaz de grandes realizações.  A equipe gerencial reconhece que além do trabalho técnico intrínseco as funções, há uma gestão de pessoas envolvida e que, cada uma destas pessoas tem uma experiência nova para somar na elaboração dos produtos que são resultantes dos projetos.

Informe CPRM  - Quais os projetos na área  de geologia  e recursos minerais   estão desenvolvendo ?

Ana Claudia de Aguiar Accioly -  A equipe gerencial, que foi nomeada em fevereiro, eu como gerente, a supervisora Fatima Lyra e o supervisor Geysson Lages, está se inteirando dos projetos que estão finalizando, em andamento e para iniciar. Numa análise preliminar verificamos que há grandes expectativas para a apresentação dos produtos resultantes dos projetos. Há projetos envolvendo o polo gesseiro do Araripe; materiais para a construção civil para o abastecimento das regiões metropolitanas de João Pessoa e Maceió; reavaliação do distrito mineiro do Seridó, no Rio Grande do Norte; além da interação com os projetos nacionais de fosfato, na Bacia Paraíba e de recursos minerais marinhos, no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Mapas geológicos de várias folhas de 1:100.000 da Província Borborema foram executados ou estão sendo finalizados. Os Projetos de Reavaliação do Distrito Mineiro do Seridó e de potencial de novas fronteiras estão programados para execução em 2015, e envolvem folhas inéditas para as quais há perspectivas de identificação de novas áreas de ocorrências metalogenéticas, trabalho esse que se desenvolverá com o auxílio de tratamento de dados geoquímicos e geofísicos. Também está programada a finalização em 2015, do Atlas de rochas ornamentais, com informações técnicas dos granitos mais requisitados dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco.

Informe CPRM  - Quais as peculiaridades  dos trabalhos executados na  região Nordeste?

Ana Claudia de Aguiar Accioly -  A principal peculiaridade é a exposição ao alto grau de insolação em trabalhos de campo, a qual exige um extremo cuidado com a hidratação, além dos caminhamentos em meio a uma vegetação xerófila de plantas bastante espinhosas e urtiga, que por vezes provocam casos graves de alergia.

Informe CPRM  - Quantos profissionais estão atualmente trabalhando na Gerência?

Ana Claudia de Aguiar Accioly - São 38 colaboradores na Superintendência de Recife, incluindo a supervisora e o supervisor, e nove colaboradores no Núcleo de Apoio de Natal. A maior parte é de pesquisadores em geociências, nas áreas de Geologia, Geoquímica, Geofísica, Geologia Marinha e Engenharia de Minas, dos quais mais da metade é pós-graduada. Também contamos com a colaboração de analistas e técnicos.

Informe CPRM  - Como se desenvolverão os trabalhos de supervisão dos projetos?

Ana Claudia de Aguiar Accioly - A supervisão desenvolverá seu trabalho de modo próximo e participativo, incentivando, dando suporte e orientação às equipes, procurará auxiliar e facilitar o desenvolvimento das atividades. Acompanhará as metas estabelecidas para atingir os resultados esperados atentando-se sempre para um ambiente propício tanto para o progresso das atividades quanto dos profissionais envolvidos.  Para alcançar novos objetivos conto com o apoio do supervisor Geyson Lages, engenheiro geólogo, formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mestre em geologia com habilitação em prospecção e geologia econômica pela Universidade de Brasília (UnB). Ele ingressou na CPRM 2007, onde atuou nos projetos do Programa de Levantamentos Geológicos Básicos e da DIARMI.   Tenho também o suporte da Supervisora Maria de Fatima Lyra de Brito, geóloga que trabalha na CPRM há 18 anos.  Ela iniciou suas atividades na Gerência de Geologia e Recursos Minerais de Manaus; desde 2000 integra a equipe da Geremi de Recife, onde coordenou projetos de levantamentos geológicos, atuando nos temas de cartografia geológica, petrografia, litogeoquimica, petrologia, geocronologia, geotectônica e recursos minerais.  Ela é graduada, mestre e doutora pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE; é autora e coautora de publicações em periódicos, de trabalhos técnico-científicos publicados em congressos e simpósios nacionais e internacionais.

Informe CPRM  - Como será pautada a relação com a equipe?

Ana Claudia de Aguiar Accioly - Nossos trabalhos serão ajustados com as equipes e suas lideranças de forma a melhor encarar os desafios que estão por vir. Um programa interativo está sendo preparado pela supervisão de forma a fornecer o feedback à equipe gerencial no intuito de responder aos anseios dos colaboradores no que tange a atender as metas e cronogramas dos projetos. Também pretendemos promover um treinamento pontual para ampliação dos conhecimentos da Província Borborema, onde será desenvolvida a maior parte do trabalho, além do importante treinamento desenvolvido na DGM.