segunda-feira, dezembro 15

Relações raciais no Brasil é tema de palestra na Superintendência de São Paulo

Luciana Alves durante a palestra
O Comitê Regional Pró-equidade de Gênero e Raça da Superintendência Regional de São Paulo (Sureg-SP) promoveu, no dia 9 de dezembro, a palestra “Relações Raciais no Brasil”, ministrada pela pedagoga e professora Luciana Alves. O evento fez parte da homenagem ao dia da consciência negra.

Durante a sua exposição, Luciana Alves abordou razões históricas, sociais e econômicas que contribuíram para o estabelecimento das relações raciais no país e mostrou, por meio de fatos e dados, que no Brasil ainda persiste uma forte desigualdade racial.

A pesquisadora também tratou de temas como a definição e histórico da construção do conceito de raça e as medidas reparatórias que vem sendo adotadas na forma de ações afirmativas e políticas públicas; e como as mesmas têm contribuído para a modificação do cenário do racismo no país e seu papel na inclusão dos negros nos mais distintos segmentos de nossa sociedade.

Alves é mestre em sociologia da educação e autora do livro Significados de ser branco – a brancura no corpo e para além dele. Nesta obra a autora introduziu o conceito de “branquitude” baseando-se em suas pesquisas que revelam que a brancura é encarada como ideal ético, educacional, estético e econômico a ser alcançado pelos sujeitos, idealização construída com base na depreciação de outros grupos raciais, notadamente o negro.

O Comitê de Pró-equidade da  Sureg-SP realizou, ao longo do ano de 2014, uma série de eventos e debates com o enfoque racial. O filme “12 anos de escravidão” foi veiculado em outubro e desde então o tema tem sido chamado para discussão, seja em reuniões do comitê, seja em aspecto mais amplo e cotidiano dentro do âmbito da Superintendência. A palestra da Luciana Alves foi o encerramento das atividades do Comitê na Sureg este ano e, além de concatenar os pontos abordados ao longo do ano, suscitou reflexão e principalmente o debate do tema entre os participantes da atividade.