segunda-feira, dezembro 15

CPRM vai ampliar monitoramento dos principais rios do País

Thales Sampaio destacou as estratégias
de atuação da DHT em 2015

O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio, fez balanço das principais ações desenvolvidas pela sua diretoria este ano, durante encontro em Brasília, que reuniu as principais lideranças da empresa. Sampaio destacou a importância dos mapeamentos de áreas de risco e cartas de suscetibilidades. Ele frisou também a relevância no monitoramento dos principais rios do país, que segundo o diretor atende a cerca de 3.5 milhões de pessoas. 

O diretor informou que intenção é, em 2015, automatizar 100 novas estações de monitoramento; integrar a Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (RIMAS), com a Rede Hidrometereológica Nacional; desenvolver novos estudos na Bacia Escola Urucuia; incluir 100 novos poços na RIMAS; cadastrar 20 mil novos poços no SIAGAS; além de estruturar a área de Geologia de Engenharia; realização de concurso público para técnicos de hidrologia; institucionalização do Sistema de Gerenciamento de Projeto; implementação de política de incentivo para o domínio de idiomas; instituição de novas regras para plantão e sobreaviso em eventos críticos; revisão e aperfeiçoamento dos sistemas de avaliação de desempenho; e implantação de programa de capacitação continuada.

“Ao estruturarmos a área de Geologia de Engenharia vamos contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população brasileira ao disponibilizarmos informações sobre a distribuição de elementos químicos que são benéficos ou nocivos à saúde ambiental”, diz o diretor, que defende a ideia de que ao disponibilizar informações à sociedade brasileira sobre as áreas de riscos geológicos, suscetibilidades e aptidão a urbanização, esse iniciativa ajuda a diminuir perdas de vidas e materiais. “A maioria dos desastres ocorre por falta de conhecimento. Nesse cenário a prevenção, monitoramento e alerta são o melhor caminho”, ponderou Sampaio.