quarta-feira, novembro 26

Sipat 2014 é realizada na Sureg-RE



A educadora Julieta Cristina participa da roda de conversa
sobre doenças sexualmente transmissíveis
Foi realizada na Superintendência Regional do Recife (Sureg-RE), entre os dias 18 e 21 de novembro, a edição 2014 da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a Sipat. Com o tema “Prevenção dos agravos à saúde e sustentabilidade no ambiente de trabalho”, o evento contou com uma extensa programação que foi oferecida a todos os seus empregados e colaboradores.

Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa), em parceria com a Sureg-RE, a Semana teve início com exercícios de alongamento coletivo ministrado pelo educador físico Rafael Costa, direcionados às atividades de campo da área de hidrologia. Em seguida, a educadora Julieta Cristina, da ONG Gestos, e a assistente social da superintendência, Luciana Cibelle dos Santos, participaram da roda de conversa “Doenças sexualmente transmissíveis e convivência com HIV/Aids”, onde foram abordados e discutidos os temas ligados a sexualidade e saúde.

A nutricionista Rosa Idalina apresentando palestra 
À tarde, a estagiária de Serviço Social Eduarda Melo, apresentou o plano de estágio “O Programa Pró-equidade de Gênero e Raça na visão dos funcionários da Sureg-RE” aos funcionários da Superintendência. Posteriormente, a nutricionista e professora da Universidade de Pernambuco (UPE), Rosa Idalina Costa, apresentou a palestra “Alimentação Saudável”, onde discutiu hábitos alimentares e maneiras para a obtenção de uma maior qualidade de vida.

Ao longo de toda a semana foram realizadas atividades e rodas de conversas ligadas aos temas centrais da Sipat 2014 – saúde e sustentabilidade. Na quarta-feira, os exercícios de alongamento foram voltados para as atividades de campo realizadas na área de geologia e, em seguida, o oncologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da UPE, Eduardo Miranda, ministrou a palestra “Saúde do homem e prevenção do câncer de próstata”, ressaltando a importância dos hábitos preventivos para a manutenção de uma vida mais saudável.

Já na quinta-feira, as atividades foram voltadas para a sustentabilidade no ambiente de trabalho e um representante da empresa ASA passou informações aos empregados sobre os métodos e a importância da coleta do óleo utilizado em frituras. Logo após, os engenheiros da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite), José Carlos da Silva e Solange Cavalcanti de Melo, apresentaram aos demais empregados o informativo “Um olhar ambiental”, enviado mensalmente a todos da Sureg-RE.


Turma durante alongamento coletivo 
Para finalizar a série de alongamentos, na sexta-feira o educador físico Rafael Costa apresentou exercícios voltados para os profissionais das atividades administrativas e de escritório. Encerrando as atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de trabalho, representantes das três gerências técnicas (Geologia e Recursos Minerais; Hidrologia e Gestão Territorial; e Relações Institucionais e Desenvolvimento) falaram aos colegas sobre a importância da utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) e demonstraram como utilizar os equipamentos em suas áreas específicas – geologia, geologia marinha, hidrologia e atividades de laboratório.