terça-feira, novembro 11

Resultados do Projeto Coqueiral são apresentados em reunião pública

Suzana Montenegro apresentou os resultados 
obtidos até a fase atual do projeto

Para apresentar e debater os resultados do Projeto Coqueiral, um convênio entre Brasil e França que conta com a participação do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na pesquisa de águas subterrâneas em Recife, ocorreu, na Superintendência Regional do Recife (Sureg-RE), no dia 23/10, uma reunião pública que reuniu pesquisadores, profissionais da área e demais interessados.

Mário de Lima Filho abordou os novos 
dados geológicos da área estudada
Em andamento desde 2012, o projeto estuda o impacto humano nas águas subterrâneas da Região Metropolitana do Recife (RMR) e analisa os usos e a percepção social da água, além de identificar os processos de desgaste pelos quais os aquíferos da costa pernambucana vêm passando ao longo das últimas décadas. Durante a reunião pública, a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Suzana Montenegro, apresentou os resultados obtidos até o momento nas diversas áreas da atuação interdisciplinar da pesquisa. Na ocasião foram detalhados os resultados preliminares das análises do material colhido em três campanhas de amostragem de água e medições hidráulicas, realizadas entre 2013 e 2014. 

Além disso, foram mostrados dados da pesquisa sociológica que busca compreender melhor como se dá a utilização da água pela população do Recife. O evento contou, também, com a participação do professor da UFPE, Mário de Lima Filho, que apresentou os novos dados sobre a geologia da área estudada pelo Projeto Coqueiral.

Iniciativa e participantes

O Projeto Coqueiral, uma iniciativa franco-brasileira, é coordenado, no Brasil, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade de São Paulo (USP); na França a coordenação é do Bureau de Recherches Géologiques et Minières (BRGM). 

Público acompanha a reunião pública na Sureg-RE
O projeto conta com a colaboração do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), das universidades francesas Lille 3 e Rennes 1, além da parceria privada da Géo-Hyd, empresa de gestão de recursos naturais e sistemas de informação. A conclusão dos trabalhos e os resultados finais do Projeto Coqueiral estão previstos para o segundo semestre de 2015.