segunda-feira, outubro 20

Temas debatem conceitos e metodologias no Congresso de Águas Subterrâneas

Mickaelon Vasconcelos durante apresentação no congresso

O pesquisador em Geociências da CPRM, Mickaelon Belchior Vasconcelos, apresentou, durante o XVIII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, duas palestras. A primeira com o trabalho: Poços para Captação de Águas Subterrâneas: Revisão de Conceitos e Proposta de Nomenclatura. Na segunda, ele abordou o tema Análise de Equipamentos para Monitoramento de Níveis Estáticos das Águas Subterrâneas.

Conceitos e nomenclatura

Mickaelon Vasconcelos explicou que o trabalho sobre revisão de conceitos e proposta de nomenclatura busca estabelecer uma síntese das terminologias referentes aos poços utilizados para captações de águas subterrâneas, e sugerir uma definição padronizada da nomenclatura destas unidades.

“O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade das fichas cadastrais de poços e dos levantamentos de infraestrutura hídrica com as mais diversas finalidades e instituições executoras envolvidas”, afirmou Vasconcelos. De acordo com ele, a proposta visa subsidiar trabalhos futuros, facilitando a interpretação dos sistemas de informações de recursos hídricos em geral, bem como a compatibilização de distintos bancos de dados.

Análise de equipamentos

Na segunda palestra, Análise de Equipamentos para Monitoramento de Níveis Estáticos das Águas Subterrâneas, Vasconcelos apresentou as características básicas de três tipos de metodologias utilizadas no monitoramento de aquíferos da Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas da CPRM (Rimas), e avaliá-las segundo suas características gerais, desde a instalação até a aquisição dos dados monitorados armazenados na sua memória. Este trabalho foi elaborado por Mickaelon Vasconcelos, Ney Gonzaga de Sousa, Claudio César Aguiar Cajazeiras e Liano da Silva Veríssimo.