segunda-feira, outubro 13

CPRM capacita técnicos de defesa civil em riscos geológicos e hidrológicos

Pesquisadores da CPRM com alunos e pessoal da Cedec-MG

Com o objetivo de qualificar profissionais que atuam nas áreas de riscos geológicos e hidrológicos em diversos municípios de Minas Gerais, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realizou, no período de 6 a 10 de outubro, o treinamento “Riscos Geológicos e Hidrológicos: Curso de Capacitação de Técnicos Municipais para Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais”. As aulas foram ministradas por pesquisadores da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite), da Superintendência Regional de Belo Horizonte da CPRM (Sureg-BH).

A abertura ocorreu na segunda-feira (6/10), com a presença do secretário executivo da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), de Minas Gerais, tenente-coronel Paulo de Vasconcelos Junior. O secretário ressaltou a importância do curso para os profissionais que atuam em áreas de risco e desejou a todos um bom aproveitamento. Em seguida, o gerente da Gehite, Márcio de Oliveira Cândido, fez uma apresentação destacando as linhas de ação da CPRM em áreas de risco. “A CPRM tem crescido bastante nos últimos anos em projetos destinados a fornecer à sociedade informações sobre as áreas de risco no Brasil”, disse.

Tenente-coronel Paulo de Vasconcelos Junior e o gerente
 da Gehite-BH Márcio Cândido abriram o curso
Márcio Cândido abordou os temas do curso, destacando que o objetivo é transmitir conceitos, critérios e metodologias relacionadas ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenções, visando à prevenção de desastres naturais ou induzidos, principalmente movimentos de massa e inundações. Segundo ele, o curso é parte do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais, cujo papel da CPRM é produzir conhecimento geológico-geotécnico em municípios com alto e muito alto risco de deslizamentos e inundações. Cândido explicou as quatro áreas de atuação da CPRM no programa nacional: setorização de riscos a movimentos de massa e inundações; elaboração das cartas municipais de suscetibilidade a movimentos de massa e inundações; abastecimento de informações ao Sistema de Cadastro de Deslizamentos e Inundações (SCDI); e cursos de capacitação de técnicos municipais na gestão de riscos.

Durante os cinco dias de curso os alunos receberam aulas teóricas e prática de campo. A programação abrangeu os seguintes temas:

Segunda feira (06/10) - Programa de Prevenção e Erradicação de Riscos em Assentamentos Precários do Ministério das Cidades. Introdução ao gerenciamento de áreas de risco. Conceitos básicos de risco e de áreas de risco, ministrado por Júlio Lana; Tópicos gerais de geologia, ministrado por Natália Lopes; Geomorfologia e pedologia, por Michele Santana.

Terça-feira, (07/10) – Geologia de Engenharia. Risco e suscetibilidade, avaliação de risco em campo. Tipos de movimento de massa, por Rafael Ribeiro.

Grupo preparando-se para aulas práticas de campo
Quarta-feira, (08/10) - Gerenciamento de áreas de risco, por Lenilson Queiroz; PMRR – Plano Municipal de Redução de Riscos; Sistema de Defesa no Brasil; e NUDECS, ministrados por Michele Santana; Hidrologia: Identificação, análise e mapeamento de áreas de risco de enchentes e inundações, por Eber Pinto.

Quinta-feira (09/10) - Sistema de Alerta e Previsões de Cheias, por Elizabeth Davis; Setorização de Risco, por Rafael Araujo; Apresentação dos pontos de campo, por Larissa Montandon.

Quinta-feira (09/10) à tarde - Saída de campo com aulas em áreas de risco localizadas em Belo Horizonte, com os instrutores Lenilson Queiroz, Michele Santana, Rafael Araujo e Rafael Ribeiro.

Aula teórica abordando noções de gerenciamento
 de áreas de risco
Sexta-feira, (10/10) – Apresentações: Sistema Estadual de Defesa Civil, por Capitão Sandro Heleno, da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec); Os investimentos do Ministério das Cidades em municípios com áreas de risco em Minas Gerais, por representante do Ministério das Cidades, Wolnei Wolff Barreiros.

O encerramento contou com a presença do superintendente da CPRM de Belo Horizonte, Marcelo Araújo, e do tenente-coronel Paulo de Vasconcelos Junior. O curso foi organizado pelos pesquisadores da CPRM: Heródoto Goes, Júlio César Lana, Larissa Montandon, Lenilson Queiroz, Michele Santana, Natália Lopes, Rafael Araújo, Rafael Ribeiro, todos SUREG-BH.