quarta-feira, setembro 24

Fórum discute participação do Brasil em programa internacional de perfuração científica

Cientistas da Alemanha, França, Estados Unidos e
brasileiros participaram do encontro

O Brasil está próximo de integrar o Programa Internacional de Perfuração Continental Científica (ICDP). Para discutir o assunto pesquisadores brasileiros se reuniram em um fórum durante o Congresso Brasileiro de Geologia, que acontece em Salvador.  O encontro contou com participação de cientistas da Alemanha, França, Estados Unidos e brasileiros.

O diretor Roberto Ventura e a pesquisadora Maísa Bastos Abram participaram do painel que tratou da participação brasileira no programa. A iniciativa reuniu ainda representantes da Petrobras, ANP, USP e Unicamp. “O programa fortalece a parceria com outras instituições de pesquisa do Brasil e do exterior”, destacou.

Na ocasião, Ventura falou sobre os principais projetos de pesquisa da Instituição. Ele destacou ainda que a CPRM possui valioso acervo de amostras de testemunhos de furos de sondagens guardados na rede de litotecas mantidas pela Companhia. O diretor citou a litoteca de Caeté, em Minas Gerais, que armazena uma quantidade significativa de informações geológicas de projetos históricos da empresa; além de 20 mil toneladas de amostras de rochas e outros materiais coletados durante as expedições realizadas pela CPRM no Atlântico Sul.