segunda-feira, setembro 8

CPRM promove Curso de Integração de Dados Geofísicos

Professora Adalene Moreira Silva no curso

Começou hoje, segunda-feira (08/09), o Curso de Integração de Dados Geofísicos para Mapeamento Geológico e a Prospecção Mineral, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), no escritório do Rio de janeiro.

O curso faz parte do programa de capacitação promovido pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) e será ministrado até sexta-feira (12/09), para 40 profissionais, pela professora Adelane Moreira Silva.  O programa tem como objetivo mostrar técnicas de integração de dados usando uma forma mais reforçada, com um software de análise espacial para fazer a seleção de áreas, com favorabilidade mineral.

“Essa técnica aperfeiçoa a integração de dados, e cada funcionário que tiver ideias precisas dessa ferramenta vai gerar uma aplicação que vai ser totalmente revertida para a sociedade”, ressalta Adalene. 


Programa de capacitação - com duração de 14 meses vai enfocar a formação continuada em mapeamento geológico, geofísica e metalogenia. Dos profissionais que atuam na DGM. Segundo Noevaldo Araújo Teixeira, assessor da diretoria, os cursos que serão ministrados exigirão dos participantes o cumprimento de metas e comprovação do aprendizado.  De acordo com Noevaldo, o programa é constituído por três níveis: formação básica; especialização e consultoria interna. “O primeiro nível do programa (de formação básica) será obrigatório para os recém-contratados”, informa Teixeira.  Os cursos do programa ocorrerão sempre na última semana do mês e o conteúdo será disponibilizado na Intranet. Ele explica ainda que  os cursos de formação em geofísica  irão abranger conceitos básicos da gravimetria; aquisição de dados gravimétricos; processamentos de dados gravimétricos; método gravimétrico em apoio ao mapeamento geológico e métodos de modelagem direta e inversa.